• Edição 216
  • 20 de maio de 2010

Cidade Universitária

II Passeio Ciclístico da Cidade Universitária acontece neste domingo

Evento consolida estratégia de integrar o carioca ao campus

Thiago Etchatz

Foto: Divulgação
Cartaz do II Passeio Ciclístico
Cique no mapa acima para ampliar

Numa demonstração de que o campus Cidade Universitária também é espaço de convívio social e lazer, a Prefeitura Universitária da UFRJ realiza neste domingo (23/05) o II Passeio Ciclístico da Cidade Universitária. A organização do evento disponibilizará 70 bicicletas para serem locadas, além de ônibus, que sairá às 8h30 da estação do metrô (Nova América/Del Castilho), para facilitar o acesso do carioca à Ilha do Fundão, numa estratégia de aproximá-lo e criar a cultura de frequentar o espaço da universidade. 

De acordo com Marcia Ehmann, relações-públicas da Prefeitura Universitária, o objetivo do passeio ciclístico “é proporcionar uma atividade saudável e um domingo de lazer, promovendo interação entre todos. Além de oferecer aos participantes a oportunidade de ter um olhar diferente sobre o desenvolvimento e as transformações que estão ocorrendo na Cidade Universitária, desde o início da implantação do Plano Diretor em 2009.”

Ehmann anuncia que “a segurança do passeio ciclístico será realizada pela Divisão de Segurança da universidade (Diseg) com apoio da CET-Rio”, visto que o espaço destinado aos ciclistas não se limitará à ciclovia da Cidade Universitária. Até o fechamento desta edição do Olhar Vital, havia 150 inscritos, com a expectativa de mais 50 participantes até sexta-feira, quando se encerram as inscrições através do e-mail passeiociclistico@pu.ufrj.br (basta informar nome completo, idade e telefone para contato).

Para a locação das bicicletas basta que os interessados assinem um termo se responsabilizando pelo seu uso. Aos que possuem o equipamento, vale lembrar que aos domingos o Metrô Rio permite o transporte de bicicletas no último vagão do trem.  

“Teremos uma equipe de 25 pessoas entre profissionais de educação física, seguranças da DISEG e de outras áreas da Prefeitura Universitária trabalhando na organização do evento”, relata Marcia. A concentração acontece às 9h, na Praça Jorge Machado Moreira, onde se situa a Prefeitura Universitária. De lá, os ciclistas partirão rumo à Vila Residencial, em seguida para a Vila Militar de Bom Jesus, finalizando o circuito no Clube dos Empregados da Petrobras, na Rua Lobo Carneiro, próxima ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. M. de Mello (Cenpes), onde haverá confraternização de encerramento e apresentação do coral do Cenpes.  

Às 14h, sairá da Praça Jorge Machado Moreira o ônibus disponibilizado pela organização para retorno à estação Nova América/Del Castilho do metrô. Por fim, Marcia Ehmann garante que “a Prefeitura Universitária pretende promover outros eventos para integrar a população ao campus.”