• Edição 215
  • 13 de maio de 2010

Por uma boa causa

Alimentação adequada na prática física

Marlon Câmara


A prática de exercícios físicos é muito recomendada para quem deseja uma vida saudável e dinâmica. Os exercícios, porém, podem levar a intenso desgaste do corpo e exigem cuidado especial dos praticantes. Dando seguimento à série do Por uma boa causa deste mês, que aborda alimentos que auxiliam na saúde, trataremos da dieta adequada àqueles que praticam atividades físicas. 

João Monochio, professor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ) explica que a alimentação para aqueles que praticam exercícios deve ser sempre completa, mas pode diferir um pouco de acordo com o esforço que é realizado. “Depende do tipo de exercício e do objetivo do praticante, mas a alimentação deve ser equilibrada ao longo do dia , contendo carboidratos, gorduras e proteínas. No caso de praticantes de musculação a ingestão de proteínas pode ser um pouco maior que a de praticantes de corrida apenas, por exemplo, pois as proteínas participam diretamente no processo de hipertrofia muscular (crescimento dos músculos).” Entre os alimentos ricos em proteínas incluem-se carnes e ovos.  

Já os atletas que praticam atividades de resistência devem ter um cuidado especial, ingerindo bastante água e outros líquidos. “Antes de provas longas, como maratona ou meia maratona, é importante estar bem hidratado e ter feito uma refeição leve, de preferência líquida, composta principalmente de carboidratos (açúcares). De acordo com a duração da prova podem ser utilizados saches de carboidratos em gel”, aconselha o especialista. 

Muitos praticantes de exercícios se utilizam de energéticos e bebidas esportivas (isotônicos) para aumentar a disposição e o desempenho nas atividades. João alerta para os efeitos desses produtos e apresenta suas utilidades. “Algumas bebidas energéticas contêm substâncias como cafeína e taurina, que podem causar um pequeno aumento no desempenho físico, porém nada muito significativo, não sendo fundamentais para a prática recreativa. Atletas interessados nos efeitos dessas substâncias devem procurar a ajuda de nutricionistas, a fim de fazer uso nas quantidades adequadas. Quanto aos isotônicos, podem ser utilizados após atividades de longa duração ou em situações de extremo calor, pois repõem algumas substâncias perdidas junto com a água nessas situações.” 

As atividades físicas trazem diversos benefícios à saúde, porém é preciso que sejam somadas a alimentação adequada, prevenindo problemas decorrentes do esforço. “Os benefícios adquiridos ao praticar atividades físicas e se alimentar adequadamente já são bastante conhecidos. Há melhora da saúde em geral, melhora da composição corporal, aumento da disposição para as tarefas diárias, entre diversas outras”, conclui o professor.