• Edição 212
  • 15 de abril de 2010

Agenda

Voluntárias para pesquisa




Pesquisadoras do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC-UFRJ)  precisam de mulheres adultas (entre 30 e 45 anos), que estejam acima do peso, com pressão alta ou controlada por remédio. Para participar deve-se ter açúcar e gordura altos no sangue e não estar na menopausa. As voluntárias também não podem ser fumantes, nem diabéticas. Serão excluídas as mulheres que consomem bebida alcoólica com frequência e que fazem uso de remédios para redução de gordura e açúcar no sangue ou que estão passando por alguma dieta ou utilizando medicamento para perder peso. As mulheres que completarem o estudo receberão todos os seus resultados.

Para se inscrever, é preciso entrar em contato com as nutricionistas Wânia Monteiro e Rafaela Rangel pelos telefones 8768-6415 e 8373-6540 ou 2562-6596, respectivamente, deixando nome e telefone para contato. 


16 de abril

Fórum Saúde da Mulher no século XXI - Avanços e Desafios

Na sexta-feira, 16 de abril, das 13 às 18 horas no BNDES – Auditório Reginaldo Treiger – Av. República do Chile, 100, Centro do Rio de Janeiro. O fórum será direcionado a temas como políticas de atenção à saúde da mulher; direitos à saúde da mulher; feminização das DST/Aids e prevenção e tratamento do câncer de mama e colo uterino. O encontro abordará o Programa Ação Responsável, junto a assuntos da agenda do Governo Federal e do PAC da saúde.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: http://www.acaoresponsavel.org.br/saudedamulher/inscricao.php 


16 de abril

Instituto de Nutrição promove II Ciclo de palestras sobre alimentos funcionais

Na sexta-feira, 16 de abril, das 8h30 às 17h, o Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da UFRJ promove o II Ciclo de Palestras sobre Alimentos Funcionais. Sob coordenação da professora Eliane Fialho, esta edição terá como tema: alimentos funcionais e obesidade. Pesquisadores da UFRJ, UFF, UFRRJ, UFLA, UFV, UGF ministram as seis palestras do encontro. Confira a programação em http://www.ciclofuncionais.hd1.com.br.

As inscrições são feitas no site e estão abertas até o dia 13 de abril. O evento acontece no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.  


16 de abril

Médicos tiram dúvidas sobre síndrome metabólica pela internet

Hipertensão arterial, resistência à insulina, disglicemia, dislipidemia, inflamação vascular e estado protrombótico são consideradas sequelas da gordura abdominal e caracterizam a síndrome metabólica. Problemas cada vez mais frequentes na população. Por isso, respectivamente, nos dias 16 e 17 de abril, das 11 às 12h, os doutores Roberto Raduan e Abrão José Cury Júnior tiram dúvidas sobre tal síndrome, pela internet. A iniciativa da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP) visa a promover a saúde pública a partir da orientação on-line aberta ao público.

Para participar do bate-papo, é necessário usar um computador que tenha o programa de comunicação Skype, disponibilizado gratuitamente pelo site http://www.skype.com. Para acessar a discussão os interessados devem compartilhar seus contatos com a SBCM/SP através dos parâmetros SBCMSP, Clínica Médica SP ou clinicamedica@comunica.inf.br.

Mais informações pelo e-mail clinicamedica@comunica.inf.br


20 de abril

Docente da Faculdade de Medicina recebe título de Professor Emérito

Na próxima terça-feira (20/4), Adalmir Morterá Dantas, professor titular do Departamento de Otorrinolaringologia/Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, receberá o título de Professor Emérito em sessão solene do Conselho Universitário. A cerimônia ocorre às 11h no Auditório Halley Pacheco, localizado no 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária).  


Até 27 de abril

A ONG Doutores da Alegria se apresenta em hospitais no Rio

Entre os dias 7 e 27 de abril, os Doutores da alegria inauguram em oito hospitais do Rio de Janeiro o projeto inédito Plateias Hospitalares. Estão entre os beneficiados: Hospital Azevedo Lima (dia 15, às 14h); Hospital Rocha Faria (dia 13, às 14h); Hospital Albert Schweitzer (dia 14, às 14h); Hospital Tavares Macedo (dia 19, às 14h) e Hospital Santa Maria (dia 20, às 16h). E nos dias 26 e 27 acontece no Hospital Eduardo Rabello (Campo Grande) com a oficina Boas misturas.

Além disso, a ONG seleciona artistas no Rio de Janeiro e promove a oficina Palhaços em Rede” para melhor integração, articulação e cooperação entre os palhaços que atuam em hospitais dentro do estado.

Os interessados em participar da oficina deverão preencher cadastro no link: http://www.doutoresdaalegria.org.br/rede/login.asp 


29 de abril

Maternidade Escola debate “Síndrome dos Ovários Policísticos”

A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da UFRJ (Lago) e o professor Márcio Ávila realizam, no dia 29 de abril, o Fórum sobre “Síndrome dos Ovários Policísticos”, na Maternidade Escola da UFRJ, a partir das 9h. O evento discutirá as doenças que estão correlacionadas à síndrome e suas consequências, tendo como um dos focos principais a depressão do ovário policístico e o tratamento da doença.

Além de Ávila, estarão presentes o psiquiatria Antonio Egídio Nardi e o doutorando Ricardo Vasconcellos Bruno, que estuda a síndrome dos ovários policísticos com foco na Psiquiatria, ambos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub). A Maternidade Escola da UFRJ se localiza na Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras.


Até 25 de maio

Programa de pós-graduação em Física do Rio de Janeiro.

A partir desse ano, a prova de acesso ao curso de pós-graduação em Física do Rio de Janeiro será unificada. As universidades UFRJ, Uerj, UFF e PUC-Rio realizarão uma prova única no dia 10 de junho, porém, a autonomia de cada instituição será mantida, pois o peso da prova escrita dependerá do edital de cada instituição.

O coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ivan Oliveira, defende que a proposta de um exame unificado pode contribuir para a integração das instituições e aperfeiçoar a distribuição dos estudantes nos diversos programas.

O prazo para inscrição no programa é de 15 de abril a 25 de maio. A prova ocorrerá  no dia 10 de junho. Todas as informações necessárias para inscrição, data, locais, conteúdos estão disponíveis no site da Uniposrio-Física: www.cbpf.br/UNIPOSRIO-FISICA.