• Edição 211
  • 31 de março de 2010

Cidade Universitária

Ciclovias prontas em maio e aluguel de bicicletas até o fim do ano

Daniel Barros – AgN/CT

Foto: Marco Fernandes

A primeira etapa do sistema de ciclovias da Cidade Universitária será entregue em maio à comunidade universitária, segundo o prefeito Hélio de Mattos. Ele explica que essa etapa consiste em entregar à comunidade acadêmica o espaço físico para a prática do ciclismo, ou seja, cerca de 13km de ciclovias e ciclofaixas ligando o Alojamento ao Centro de Tecnologia Mineral (Cetem). A rota abrange o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro de Tecnologia (CT), a Reitoria, entre outros. O prefeito diz ainda ter notado que as partes finalizadas da obra já vêm sendo usadas por alguns ciclistas. 

A segunda etapa do projeto prevê coberturas vegetais (árvores e jardins suspensos) para as ciclovias. Há ainda uma última etapa que planeja disponibilizar 500 bicicletas para o deslocamento dentro do campus. O prefeito afirma que todo o projeto, que recebeu o nome de BiciCampus, estará pronto até o final deste ano. 

A UFRJ pretende utilizar um sistema de gerenciamento das bicicletas semelhante ao implantado pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro na Zona Sul: uma empresa será responsável por disponibilizar e cuidar das bicicletas. A princípio, o sistema funcionará através de cadastro no Siga (intranet da UFRJ) e terá 12 containeres espalhados em locais estratégicos no campus, onde a comunidade universitária poderá retirar e devolver as bicicletas. 

A ideia da implantação desse novo sistema de transporte mais saudável e correto ambientalmente é parte do Plano Diretor da UFRJ. Sua implantação custará, ao todo, R$ 1.500.000,00. Essa verba virá do plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni).