• Edição 203
  • 14 de janeiro de 2010

Agenda

Hospital Universitário precisa de doadores de sangue

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ necessita com urgência de doadores de sangue. Homens e mulheres saudáveis entre 18 e 65 anos de idade e com peso acima de 50 quilos podem ser doadores. Os interessados em doar devem procurar o serviço, no 3º andar do HUCFF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30. Não é necessário jejum.

O sangue coletado será testado para vírus de Hepatite B e C, Doença de Chagas, Sífilis e Aids. Os resultados podem ser retirados 30 dias após a doação. Homens podem doar novamente em 60 dias e mulheres em 90.

Nesta época do ano a demanda pelo serviço de transfusão sanguínea é elevada e, para manter o banco de sangue em níveis seguros de atendimento, o hospital necessita diariamente do mínimo de 50 doadores. Atualmente, tem recebido apenas 30 por dia.

O HUCFF está localizado na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2706.




Até 15 de janeiro

Pós-graduação em Oceanografia na UERJ

O Programa de Pós-graduação em Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) oferece oportunidade de pós-graduação stricto sensu para seu mestrado. As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro. O curso é gratuito e acontece entre março de 2010 e dezembro de 2012.

Há duas linhas de pesquisa: Processos Oceanográficos na Interface Continente-Oceano e Dinâmica, Ciclicidade e Modelagem de Processos Marinhos. Os candidatos serão submetidos a provas escritas, análise de currículo e da proposta do projeto de dissertação e entrevista. Os interessados devem se inscrever na sala 4018 do programa de Pós-graduação em Oceanografia, localizada no bloco E do 4º andar do Pavilhão Reitor João Lyra Filho (rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã).

A documentação necessária consta no site www.ppgocn.uerj.br. Mais informações pelos telefones (21) 2334-0621 e 2334-0624 ou e-mail ppg-ocn@uerj.br.




18 a 29 de janeiro

Curso de Férias do Instituto de Bioquímica

Professores e alunos do ensino médio participam do Curso de Férias do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) 2010 entre os dias 18 e 29 de janeiro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária. O projeto — idealizado pelo Professor Emérito Leopoldo de Méis — acontece desde 1985 e, atualmente, é realizado nos meses de janeiro e julho.

Nos laboratórios do IBqM, professores e alunos da pós-graduação ministram atividades práticas nas áreas das Ciências Naturais e da Saúde, norteadas pelo princípio do método científico. O objetivo é despertar o interesse dos alunos pela ciência, tornando o aprendizado mais agradável.

Nesta edição, estarão em debate os temas “Fermentação: de Pasteur aos dias de hoje” e “Alimento, o combustível do corpo. Por que comer?”. Os professores do ensino médio participam das duas semanas do curso, enquanto os alunos apenas a partir do dia 25.

Mais informações pelos telefones (21) 2562-6762 e 2270-1635 e no site www.bioqmed.ufrj.br.




Até 25 de janeiro

Inscrições para o I Workshop Sul-Americano em Irradiação de Micro-ondas



As inscrições para o I Workshop Sul-Americano em Irradiação de Micro-ondas, promovido pelo Instituto de Química (IQ/UFRJ), acontece até o dia 25 de janeiro. A ficha de inscrição está disponível na página www.irradiacaodemicroondas.com.br/w_inscricoes.html. As inscrições são limitadas.

O evento ocorre entre os dias 3 e 5 de fevereiro, das 9h às 18h, no IQ, localizado no 6° andar do Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ (avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária). Palestrantes nacionais e internacionais participam do encontro, que contará com o minicurso de Irradiação de Micro-ondas ministrado pelo Professor Oliver Kappe, da Uni-Graz (Áustria).

Mais informações pelo telefone [55] (21) 2562-7248 ou pelo e-mail workshop@irradiacaodemicroondas.com.br.




25 de janeiro

Projeto Darwin Now no Mundo chega ao Brasil

Uma iniciativa global do British Council traz para o Brasil Fern Elsdon-Baker, responsável pelo projeto Darwin Now em todo o mundo. O Seminário Darwin Now no Mundo ocorre às 14 horas do próximo dia 25, segunda-feira, na Casa da Ciência, localizada na rua Lauro Müller, 3, Botafogo. A entrada é franca e o programa conta com tradução simultânea. Ao final será concedido um comprovante de participação.

Formada em Ciências Ambientais e História e Teoria da Evolução, Fern Elsdon-Baker lançou em 2009 o livro The Selfish Genius: How Richard Dawkins Rewrote Darwin’s Legacy (em tradução livre: O Gênio Egoísta: Como Richard Dawkins Reescreveu o Legado de Darwin), ainda não publicado no Brasil. A obra critica pontos na famosa teoria do “gene egoísta” do neo-darwinista Richard Dawkins.

Inscrições antecipadas podem ser realizadas através do e-mail claudia@casadaciencia.ufrj.br ou pelo telefone (21) 2542-7494.




25 a 29 de janeiro

Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal

Entre os dias 25 e 29 de janeiro, das 8h às 17h30, ocorre a XVI Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária. Organizada pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da Faculdade de Farmácia da UFRJ, a Escola de Verão visa à descoberta e ao planejamento de novos fármacos, assim como ao estudo da relação entre a estrutura química e a atividade farmacológica de fármacos e medicamentos.

Pesquisadores internacionais e da UFRJ ministrarão cursos, conferências e mesas-redondas voltados para alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área. Apenas os cursos são restritos aos inscritos. São oferecidas 150 vagas.

A programação está disponível no site www.farmacia.ufrj.br/lassbio/XVI_evqf. Mais informações pelo e-mail evqfm@ccsdecania.ufrj.br, telefone (21) 2260-9192 (ramais 206, 223 e 253) e pelo fax (21) 2562-6478.