• Edição 202
  • 17 de dezembro de 2009

Microscópio

Acidente Vascular Cerebral será tema de palestra

Cília Monteiro

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como “derrame cerebral”, representa hoje um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. É responsável por aproximadamente 90 mil mortes por ano. “Trata-se do segundo maior motivo de morte e principal causa de incapacidade física e mental no mundo todo. Cerca de 60% dos pacientes que tiveram a doença morrem em um ano, ou ficam com sequelas permanentes”, explica Wagner Baetas da Cruz, professor-adjunto de Fisiologia Médica da UFRJ, campus Macaé.

De acordo com ele, nossos movimentos, sensações, emoções e lembranças dependem do funcionamento normal do cérebro. “Todas essas funções são realizadas pelos neurônios, que, como todas as células do organismo, precisam de oxigênio e glicose para se manterem vivas. E estes chegam através da circulação do sangue nos vasos sanguíneos”, explica. Considerando o mecanismo, o AVC ocorre quando o fluxo de sangue não chega a áreas importantes do cérebro, provocando a morte de células.

Isso pode ocorrer basicamente de duas formas, segundo Wagner. “Por um rompimento (AVC Hemorrágico) ou pelo ‘entupimento’ (AVC Isquêmico) de alguns dos vasos, provocando a morte de muitos neurônios e, desta forma, reduzindo a capacidade de funcionamento normal do cérebro, podendo inclusive levar o indivíduo à morte”, relata ele.

Prevenção

Baetas considera a melhor arma contra o AVC o combate aos fatores de risco para a doença. Hipertensão, colesterol alto, diabetes, fumo, alcoolismo, estresse e sedentarismo compõem a lista de fatores. “Eles são comuns aos de várias outras doenças e muitas vezes se relacionam entre si na manifestação dos seus sinais e sintomas”, aponta.

“É preciso cuidar da saúde, prevenindo a hipertensão arterial e o diabetes, através de consultas médicas periódicas. Esta é uma garantia de que os níveis de glicose, colesterol (total e frações) e triglicerídeos estejam sempre sob controle, mesmo que nunca tenha havido qualquer alteração”, aconselha o especialista.

Wagner enfatizou a importância de uma pressão arterial controlada: “a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é o principal fator de risco. Ela contribui com 40% das mortes por AVC, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão.” Ele ainda recomendou controle na alimentação, evitando alimentos gordurosos, frituras, sal e açúcar em excesso. “O ideal é que se consulte um profissional de nutrição”, observa.

Verão com Ciência

Para ampliar o debate sobre AVC, o professor ministra a palestra “Ações de informação e divulgação de metodologias atuais de prevenção do acidente vascular encefálico”, integrando o evento Verão com Ciência, que acontece de 11 de janeiro a 22 de fevereiro no campus de Macaé da UFRJ. A palestra de Wagner ocorre no dia 14 de janeiro, às 14h, no auditório da Cidade Universitária.

“Esta iniciativa da UFRJ campus Macaé de trazer a comunidade local ao espaço universitário tende a reforçar o compromisso social da universidade. E esse contato possibilita a nós, docentes da UFRJ, avaliarmos melhor o panorama em que a nossa pesquisa está inserida, analisando diretamente as necessidades locais e a contribuição que a universidade pode dar em termos de conhecimento e informação para minimizá-las”, destaca Baetas. Segundo ele, outras iniciativas como esta foram realizadas anteriormente no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM) pelo professor Francisco de Assis Esteves, presidente do Colegiado Provisório do Campus Macaé da UFRJ e idealizador do Verão com Ciência.

De acordo com Wagner, a informação em saúde, principalmente sobre doenças de grande incidência e impacto social como o AVC, é um importante instrumento de prevenção. “A iniciativa de levarmos à população o conhecimento que geramos nos laboratórios serve também como meio de divulgação da importância do ensino e pesquisa universitária no país”, conclui o professor. Mais informações sobre o Verão com Ciência pelos telefones: (22) 2796-2500 / 2796-2529.