• Edição 200
  • 03 de dezembro de 2009

Notícias da Semana

UFRJ inaugura laboratório de células-tronco

Tássia Veríssimo

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugurou na segunda-feira (30/12), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) as instalações do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), ligado ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), que comemora 40 anos de existência. A instalação permitirá o aprofundamento das pesquisas no país com células-tronco, que se destacam pela versatilidade e capacidade de regenerar qualquer tecido do organismo adulto.

O LaNCE deverá distribuir linhagens de células-tronco para dezenas de centros de pesquisa do Brasil e também as chamadas células iPS, produzidas não a partir de embriões, mas de um pedaço do organismo adulto, como uma célula da pele. Os dois tipos de células podem servir no futuro como plataforma para teste de novas drogas ou serem usadas para reconstruir tecidos e órgãos lesados, como os neurônios disfuncionais de uma pessoa com mal de Parkinson.

O Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o BNDES, a FINEP e o CNPq. Com investimento de R$ 4 milhões, o laboratório contará com 26 profissionais e será coordenado pelo neurocientista Stevens Rehen. O LaNCE coloca o Brasil em uma posição de produtor de células-tronco embrionárias humanas, além de ser um centro de treinamento de profissionais.

ICB 40 anos

Antes da inauguração houve a reunião solene da congregação do ICB, comemorativa dos 40 anos, ocorrida no Auditório Alice Rosa, no Hospital Universitário. O evento contou com a entrega de homenagens a pessoas que fizeram parte da história do instituto. Uma placa homenageando todos os ex-diretores do ICB será afixada em local público para que a importância de cada um seja lembrada.

Durante a solenidade, Roberto Lent, diretor do ICB, destacou a importância de se pensar adiante e investir em mudanças estruturais e de concepção. “Em vez de simplesmente prover a pesquisa e o ensino básicos para as unidades profissionais – como era nossa missão tradicional desde a fundação do ICB pelo regime militar –, propusemo-nos a fomentar ativamente a integração básico-clinica em todas as esferas de nossa vida acadêmica, não só a pesquisa, mas também o ensino e a extensão”, afirmou.

Inspirado pelos institutos de Bioquímica e de Biofísica, um projeto de integração de natureza institucional foi concebido. O ICB recebeu o apoio da Faculdade de Medicina e do HUCFF para instalar 34 laboratórios no hospital. A proposta é absorver as demandas, questões e ideias dos profissionais que trabalham na área de saúde e assim modular os projetos de pesquisa para sanar as necessidades da população. O projeto, que conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia em Insumos Estratégicos, será inaugurado em 2011.