• Edição 199
  • 26 de novembro de 2009

Agenda

A partir de 27 de novembro

Exposição comemora 150 anos da Teoria da Evolução de Darwin


Na sexta-feira (27/11), às 11h, será inaugurada oficialmente a exposição “Charles Darwin: olhar, obra e ecos” no hall do bloco A do Centro de Ciências da Saúde (avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária). A iniciativa do Instituto de Biologia (IB) da UFRJ comemora os 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin, que revolucionou a história da Ciência.

A mostra ocupará os dois andares do IB. Logo na entrada do instituto se encontra a recém-inaugurada estátua do cientista e é onde será retratado um pouco da vida e da obra de Darwin, que formulou a Teoria da Evolução, uma das bases da Biologia Moderna.

Já no segundo pavimento, a exposição “A origem do voo” apresentará aspectos da biologia da evolução do voo nos vertebrados, comparando o processo dos morcegos, aves e pterossauros, répteis voadores do período Mesozoico.




Até 30 de novembro

Inscrições para Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal



As inscrições para a XVI Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal terminam segunda-feira (30/11). Organizado pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) da Faculdade de Farmácia da UFRJ, o evento acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2010 no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.

Os principais objetivos da Escola de Verão são a descoberta e o planejamento de novos fármacos, assim como o estudo da relação entre a estrutura química e a atividade farmacológica de fármacos e medicamentos.

Pesquisadores internacionais e da UFRJ ministrarão cursos, conferências e mesas-redondas voltados para alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da área. Apenas os cursos são restritos aos inscritos. São oferecidas 150 vagas.

A programação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.farmacia.ufrj.br. Mais informações pelo e-mail evqfm@ccsdecania.ufrj.br, telefone (21) 2260-9192: ramais 206, 223 e 253 e pelo fax (21) 2562-6478.




30 de novembro

Ministro da Saúde inaugura Laboratório Nacional de Células-Tronco no Hospital Universitário



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugura as instalações do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), no 4º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na segunda-feira (30/11). A inauguração faz parte da sessão solene da Congregação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, que apresentará o projeto para o Hospital Universitário.

A solenidade começa às 10h no auditório Alice Rosa, 12º andar do HUCFF, localizado na rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária.




30 de novembro

Seminário sobre planejamento de fármacos

A próxima edição do Programa de Seminários Didáticos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ será realizada na segunda-feira (30/11), às 15h. Daniel Pais Pires Vieira, professor de Química Orgânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e doutorando em Química de Produtos Naturais pelo NPPN, ministra o seminário “Planejamento de Fármacos”.

A apresentação é voltada para a comunidade acadêmica. Local: Auditório Paulo da Silva Lacaz, subsolo do bloco H do Centro de Ciências da Saúde (avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária).




2 a 4 de dezembro

Simpósio internacional finaliza comemoração de 40 anos do ICB



Encerrando a comemoração dos 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, acontece de 2 a 4 de dezembro, o simpósio “Perspectivas para a biologia do desenvolvimento no Brasil”. O evento, que tem participação de pesquisadores de todo o Brasil e do exterior, faz parte da sequência de atividades acadêmicas da Escola de Altos Estudos “A Biomedicina do século 21”.

A programação conta com diversas conferências que abordam temas como “Aplicação clínica de células-tronco neurais fetais em doenças neurológicas” e “Regulação pós-transcripcional no desenvolvimento e homeostase cardíaca”. Entre os participantes estão Nicole Le Douarin, do Institut de France, que também coordena o evento, e Gerard Karsenty, da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos.

O simpósio acontece no ICB, que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ (avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária). Mais informações na página: www.icb.ufrj.br .




Até 3 de dezembro

Inscrições para a Jornada Fluminense de Botânica

Estão abertas, até o dia 3 de dezembro, as inscrições para a XVIII Jornada Fluminense de Botânica: A Botânica no Estado do Rio de Janeiro. O evento acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ de 9 a 11 de dezembro. Esta edição do evento foi organizada pela diretoria regional da Sociedade Botânica do Brasil, com apoio da Faculdade de Farmácia (FF), do Instituto de Biologia (IB) e do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM), da UFRJ. A temática abordada é “A Botânica no Estado do Rio de Janeiro”.

A jornada acontece a partir das 8h no auditório Rodolpho Paulo Rocco, bloco H do CCS, na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. São disponibilizadas 250 vagas. Informações: www.farmacia.ufrj.br/jornada.