• Edição 198
  • 19 de novembro de 2009

Notícias da Semana

Escola de Educação Infantil promove jornada

Tássia Veríssimo

A Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI/UFRJ) realizou nessa quinta-feira (19), na Cidade Universitária, a III Jornada Interna. O tema deste ano foi “Interfaces da Educação Infantil: Encontros e Olhares” e o público-alvo era de professores, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, profissionais de áreas afins e estudantes de ciências humanas.

“Esta jornada está na terceira edição e nós a consideramos o ponto fundamental da ação de formação continuada da escola. Ao longo do ano nós promovemos palestras, oficinas e demais atividades para aperfeiçoar o conhecimento e o trabalho das professoras, e a jornada é o momento em se que consolidam os temas abordados durante o ano”, explicou Aline Silveira, diretora da escola.

A EEI/UFRJ trabalha com crianças de seis meses a seis anos em período integral. As vagas são distribuídas através de sorteio público. Para concorrer a criança precisa atender a especificidades contidas no edital de seleção. O processo seletivo para o ano letivo de 2010 já foi encerrado.

A programação da Jornada foi composta de palestras, mostra pedagógica e apresentação de trabalhos. Os participantes com presença integral receberam certificado de participação/apresentação.




Instituto de Microbiologia recebe alunos do ensino fundamental



Tássia Veríssimo

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) abriu as portas nesta quarta-feira (18/11) para estudantes do ensino fundamental conhecerem melhor o que se aprende e pesquisa na unidade da UFRJ. É o projeto “Hoje a Nossa Escola é a Universidade”. As crianças da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, de Niterói, passaram o dia participando de atividades práticas e teóricas com temática relacionada à microbiologia, como palestras, atividades científicas e exposição de ciências.

Segundo a professora de microbiologia geral Eliana Barreto Bergter, com o projeto os alunos aprendem a importância dos microrganismos na vida cotidiana e como eles são usados na produção de biocombustíveis e demais fontes de energia alternativas. “Ao final do evento os alunos recebem um ‘diplominha’ de participação e respondem a um questionário para que possamos avaliar a eficácia do evento. Através das respostas poderemos ver se eles prestaram atenção, se gostaram”, contou a microbiologista.

Mylenna da Silva Ferreira, 11 anos, e Jasmine Marcos da Costa, 12 anos, ambas estudantes da 4ª série, encantaram-se com o evento e acharam a palestra da professora Eliana Barreto muito clara. Para Mylenna foi uma experiência “muito legal”, enquanto a segunda já fazia planos para cursar Medicina no futuro.




Jaleco, melhor ficar de fora

Tássia Veríssimo

A Comissão de Biossegurança do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promove a campanha “Por favor!!! Não entre de jaleco”, cujo objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica sobre os perigos do uso do jaleco fora do ambiente de trabalho, principalmente em restaurantes, lanchonetes e refeitórios.

Segundo estudos realizados pelo Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, as bactérias, inclusive as que provocam infecções hospitalares, podem resistir durante meses nos tecidos, principalmente nos sintéticos. O uso dessas vestimentas, que são classificadas como de proteção individual, em restaurantes e demais locais onde existe a presença de alimentos aumenta o risco de contaminação alimentar.

É importante lembrar também que tanto a ANVISA quanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconizam que os trabalhadores não deixem o local de trabalho com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como é o caso dos jalecos. A divulgação da campanha conta com a presença de cartazes nas dependências do Centro de Ciências da Saúde e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, além da distribuição de folhetos explicativos.