• Edição 196
  • 5 de novembro de 2009

Microscópio

Faculdade de Medicina incentiva o intercâmbio para a formação dos alunos



Seminário internacional trará professores franceses para discutir a troca de experiências

Thiago Etchatz

“O mundo mudou, cada vez está menor em termos de facilidades de inter-relações entre os povos”, afirma Alda Bozza, presidente da Comissão de Relações Internacionais e Intercâmbio da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ. Partindo desse princípio, a comissão, juntamente com a direção da Faculdade de Medicina, trabalha para ampliar a troca de experiências com universidades estrangeiras, tendo em vista a melhor formação do seu corpo discente.

De acordo com Juan Miguel Rentería, professor-adjunto do Departamento de Cirurgia da FM e membro da Comissão de Relações Internacionais e Intercâmbio, o intercâmbio entre estudantes de medicina é uma realidade no mundo todo e a faculdade está dando seus primeiros passos. “É indispensável que a gente entre na realidade dos estudantes e na realidade internacional”, afirma Alda.

Atualmente a Faculdade de Medicina já possui convênio com as faculdades de medicina da Université Pierre et Marie Curie (Paris 6) e da Université de la Méditerranée (Aix-Marseille 2), totalizando quatro vagas de intercâmbio, duas em cada, para alunos da UFRJ. “Ano que vem esperamos ter mais seis vagas em Portugal: duas em Coimbra, duas no Porto e duas em Lisboa, somando dez. E se tudo caminhar como previsto, teremos em 2011 vagas no Canadá e na Espanha. A nossa meta seria poder oferecer anualmente de 20 a 30 vagas”, analisa Juan.

Hoje, o intercâmbio ocorre apenas entre alunos da graduação e “eventualmente será expandido para a pós-graduação, pesquisa e docentes. A troca é sempre baseada num conceito de reciprocidade”, prevê Rentería. A proposta da Faculdade de Medicina tem o diferencial de inserir no currículo da graduação o período de formação em centros de excelência no exterior, evitando que o aluno tenha de trancar a matrícula ou utilizar o período de férias para tal.

O evento

Tendo em vista o ano da França no Brasil e as parcerias já firmadas com as universidades francesas, a Comissão de Relações Internacionais e Intercâmbio promove o Seminário Internacional de Integração Universitária. Professores franceses falarão sobre o ensino em suas universidades e a importância do intercâmbio na formação dos estudantes e para a pesquisa clínica. “Com direito a perguntas da plateia, participação ativa do público”, garante o professor.

O intercâmbio na UFRJ será o tema da apresentação do professor Geraldo Nunes, do Setor de Intercâmbio da Reitoria da universidade. Também participarão do encontro estudantes da FM ligados à International Federation Medical Student Association (IFMSA), que apresentarão o sistema de intercâmbio promovido pela associação, envolvendo alunos de medicina de todo o mundo.

– O encontro é para mostrar aos docentes e principalmente aos alunos como vão ser feitos esses convênios, a maneira como será desenvolvido o treinamento num local de excelência numa universidade no exterior. É uma troca de experiências; os estudantes dessas universidades também terão a oportunidade de conhecer o nosso serviço. É fundamental a participação dos nossos alunos – esclarece Alda Bozza.

Após o seminário acontece uma oficina de trabalho restrita a representantes da Comissão de Relações Internacionais e Intercâmbio e aos convidados franceses. “Vamos produzir resultados em relação aos tópicos específicos de intercâmbio, como estabelecer metas para trocas de pesquisa e o auxílio a estudantes no exterior”, diz Juan Rentería.

Por fim, o professor convoca todos para participarem do encontro. “Docentes, alunos, servidores técnico-administrativos interessados no assunto e residentes estão todos convidados para uma oportunidade única de estar assistindo à exposição dos professores franceses, que trarão informações sobre como é feito o intercâmbio na França, qual a sua importância. É uma novidade para a Faculdade de Medicina. Teremos a oportunidade de aprender com quem já faz isso há muito tempo.”

Serviço

O Seminário Internacional de Integração Universitária acontece na quinta-feira, 12 de novembro, das 8h30 às 16h. O encontro ocorre no Auditório Hélio Fraga, localizado no 2º andar do bloco K do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária. As inscrições são feitas na hora no próprio local.