• Edição 193
  • 15 de outubro de 2009

Agenda

Professora da UFRJ ganha prêmio Jabuti

A dermatologista Márcia Ramos e Silva, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi a vencedora do prêmio Jabuti 2009. O livro Fundamentos de Dermatologia, escrito em parceria com Maria Cristina Ribeiro de Castro, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, recebeu o primeiro lugar na categoria “Melhor Livro de Ciências Naturais e Ciências da Saúde”.

Fundamentos de Dermatologia, publicado pela editora Atheneu, compõe-se de dois volumes e tem como proposta ser uma publicação que sirva como instrumento de estudo e consulta para estudantes e profissionais da área.

O Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Ele foi criado há 51 anos com o objetivo de valorizar os escritores e as publicações nacionais; atualmente contempla 21 categorias.






Até 15 de outubro

Inscrições para o Simpósio Nacional de Enfermagem

Vão até o próximo dia 15 as inscrições de trabalho para a quarta edição do Simpósio Nacional “O Cuidar em Saúde e Enfermagem” (ENFCUIDAR). Os interessados precisam estar previamente inscritos no evento e enviar um resumo do projeto para o e-mail simposio.enfcuidar@gmail.com.

O encontro, que este ano tem como tema “A Pedagogia do Cuidar em Saúde e Enfermagem”, será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com sede no edifício Professor Paulo de Carvalho, Boulevard 28 de Setembro, 157, em Vila Isabel.

O simpósio é organizado pelo Programa de Pós-Graduação da Uerj, em parceria com os programas de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRJ, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

As vagas para o público em geral também estão abertas e são limitadas. Para inscrições e outras informações, acesse http://sites.google.com/site/enfcuidar/Home.



Até 16 de outubro

Inscrições para a Semana de Farmácia

Estão abertas até o dia 16 de outubro as inscrições para a XVII Semana de Farmácia, que acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, de 19 a 23 de outubro. O evento, promovido pelo Centro Acadêmico de Farmácia da UFRJ, conta com minicursos, oficinas, mesas-redondas e palestras. Entre os assuntos abordados estão “Empreendedorismo em farmácia magistral”, “Plano de carreira em pesquisa clínica” e “Farmácia oncológica”.

As inscrições podem ser feitas no Centro Acadêmico de Farmácia, no CCS, de segunda a sexta, entre 12h e 13h. O CCS está localizado na avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. Mais informações na página: www.cafarufrj.wordpress.com.












19 de outubro

Semana Científica do Instituto de Biofísica

Entre os dias 19 e 21 de outubro, a Coordenação de Atividades de Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE/IBCCF) promove a Semana Científica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária. Durante a semana ocorrem atividades para alunos dos ensinos fundamental e médio, visitas guiadas aos laboratórios envolvidos na pesquisa da Doença de Chagas e ao Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, conferência, exibição de filme, mesa-redonda e apresentação de trabalhos em pôsteres.

No dia 19, às 14h, o professor João Carlos Pinto Dias, da Fundação Oswaldo Cruz (Belo Horizonte), ministra a “VIII Conferência Carlos Chagas Filhos – Doença de Chagas, uma análise exploratória: das paisagens da descoberta aos desafios no século XXI” na sala G1-022 do IBCCF, localizada no 1º andar do bloco G do CCS, na Cidade Universitária.

No dia 20, às 13h30, acontece a exibição do vídeo Herdeiros de uma paixão, produzido pelo CATE/IBCCF. Na sequência, ocorre a mesa-redonda “OS 100 anos da Doença de Chagas e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho”, coordenada pela professora-doutora do IBCCF Lúcia Previato.

Mais informações pelo site www.biof.ufrj.br/cate e pelos telefones (21) 2562-6721 ou 2562-6722.





19 de outubro

Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Em função do Dia Internacional de Atenção à Gagueira (22 de outubro), a UFRJ realiza, no dia 19, uma série de palestras no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, na Avenida Venceslau Brás, campus da Praia Vermelha. O evento, que será realizado a partir das 8h30, terá como tema “As universidades do Rio de Janeiro e as abordagens metodológicas e a prática clínica de cada entidade em fluência e seus transtornos”.

Ainda no dia 19 ocorre, no período entre 10 e 15 horas, triagem no Ambulatório de Transtornos de Fluência da Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, localizado no Instituto de Neurologia Deolindo Couto.

Para saber sobre outros eventos relativos ao tema que acontecerão no restante do Brasil, acesse o site www.gagueira.org.br, do Instituto Brasileiro de Fluência.



19 de outubro

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, que acontece entre os dias 19 e 25 de outubro por todo o país, oferece atividades que estimulam a criatividade e ampliam o conhecimento acerca do tema “Ciência no Brasil”. Na UFRJ, o evento tem espaço nos campi da Cidade Universitária e da Praia Vermelha, com entrada gratuita.

Em sua sexta edição, a Semana é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e conta com a colaboração de muitas instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Dentre as oito mil atividades já cadastradas, estão feiras de ciência em praças públicas, concursos, oficinas e palestras, visitas de pesquisadores às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas e exibição de filmes, além de vídeos sobre ciência.

“Ciência no Brasil” foi escolhido como tema porque uma pesquisa do MCT, realizada em 2006 e 2007, denunciou que a maioria dos brasileiros não conhece cientistas e instituições de pesquisas nacionais. Além disso, em 2009 celebra-se o centenário da descoberta da Doença de Chagas, por Carlos Chagas, e a construção do primeiro balão brasileiro de ar quente, por Bartolomeu de Gusmão.




19 e 20 de outubro

Ciclo de Palestras discute o parto humanizado

Nos dias 19 e 20 de outubro, das 9 às 17h, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC) sedia o 2º. Ciclo de Palestras: “Gestar, Parir e Nascer Naturalmente Humanizados”, organizado pela Escola de Enfermagem Anna Nery. As palestras abordarão temas como o parto humanizado, o aleitamento e a sexualidade na gestação. Além disso, será ministrada a oficina “Shantala”, sobre a massagem oriental para bebês e práticas naturais na gestação, trabalho de parto e parto.

Durante o evento haverá a premiação de trabalhos científicos relacionados ao tema, cujos resumos deverão ser enviados até 10 de outubro para o e-mail ciclodepalestrastrabalhos@gmail.com. Para se inscrever é preciso enviar um e-mail para ciclodepalestrassecretaria@gmail.com. Há limitação do número de vagas.

O Fórum de Ciência e Cultura fica no Campus da Praia Vermelha da UFRJ, avenida Pasteur, 250.



20 de outubro

Emergências cirúrgicas na infância


Na terça-feira, 20 de outubro, às 11h, Ivonete Siviero, professora adjunta de cirurgia pediátrica do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ, ministra a palestra “Emergências cirúrgicas na infância”. O evento faz parte da série “Temas em Pediatria” promovida pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). Aberta ao público, a apresentação ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.





20 de outubro

Instituto de Macromoléculas realiza 3ª Semana de Polímeros

O Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA/UFRJ) realiza entre a 3ª Semana de Polímeros entre os dias 20 e 22 de outubro. O evento irá comemorar os 50 anos da marca Lycra e tem como tema “Polímeros na Indústria têxtil”. As atividades previstas incluem a realização de mini-cursos, mesas temáticas, exposições de painéis e palestras sobre os diversos setores da indústria têxtil, dando ênfase sempre a aplicação de polímeros.

O IMA fica na Avenida Horácio Macedo, 2030, Bloco J, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária. Mais informações no site www.ima.ufrj.br, pelo e-mail: extensao@ima.ufrj.br ou pelo telefone: 2562-7032.



21 de outubro

I Encontro Sabores e Saberes

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, será realizado, nos dias 21 e 22 de outubro, o I Encontro Sabores e Saberes. A celebração contará com uma feira de alimentos agroecológicos cultivados por produtores familiares do estado do Rio de Janeiro, além de exposições de trabalhos relacionados à temática da Segurança Alimentar e Nutrição Sustentável.

O evento, que acontece sempre das 9h às 17h, nos jardins do Restaurante Universitário Edson Luiz de Lima Souto, faz parte de um projeto da UFRJ que busca consolidar o espaço como um local de realização de eventos e ações inovadoras, voltados à saúde e ao respeito socioambiental.

O Restaurante Universitário é um dos dois existentes na Cidade Universitária e situa-se próximo ao lado da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).



22 de outubro

Médico tira dúvidas sobre o colesterol pela internet


No dia 22 de agosto, das 18 às 19h, o doutor Abrão José Cury Jr. tira dúvidas pela internet sobre o colesterol. O excesso da susbstância está diretamente relacionado às doenças cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil. A atividade é realizada pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP), que promove a saúde pública a partir da orientação on-line aberta ao público.

Para participar do bate-papo é necessário usar um computador que tenha o programa de comunicação Skype, disponibilizado gratuitamente pelo site www.skype.com. Para acessar a discussão os interessados devem compartilhar seus contatos com a SBCM/SP através dos parâmetros SBCMSP, Clínica Médica SP ou clinicamedica@comunica.inf.br.

Mais informações pelo e-mail clinicamedica@comunica.inf.br.





22 de outubro

Reflexões sobre a Influenza H1N1 na infância

Na quinta-feira, 22 de outubro, às 11h, Ana Frota, médica infectologista pediátrica do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) ministra a palestra “Reflexões sobre a Influenza H1N1 na infância”.

O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.