• Edição 192
  • 08 de outubro de 2009

Teses

Estudo amplia o conhecimento sobre o “Ipê Branco”

Amanda Salles

Fernanda das Neves Costa, aluna do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN/UFRJ), defende a tese de mestrado “Sparattosperma leucanthum: Anatomia Foliar e Isolamento de Flavonoides por Cromatografia contracorrente”. A defesa acontece dia 16 de outubro, às 9h, no Auditório Paulo da Silva Lacaz, Bloco H (subsolo), no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A dissertação tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Sparattosperma leucanthum (Bignoniaceae), conhecido popularmente como “ipê branco”, por meio de um estudo anatômico, biológico e químico. A descrição anatômica das folhas foi realizada, no trabalho, com o intuito de se criar um padrão de identificação, uma vez que esta espécie apresenta inúmeras sinonímias botânicas.

O extrato etanólico bruto de folhas de S. leucanthum, que apresentou ótimos resultados frente a testes de atividade antioxidante e atividade inibitória, foi particionado em solventes de polaridade crescente. Da partição em acetato de etila foram isolados os flavonoides 2’,4’,6’-tri-hidroxi-4’-O-β-D-glicosil di-hidrochalcona, pinocembrina 7-O-b-neo-hesperidosídeo e pinocembrina-7-O-b-(6’’-O-acetil) neo-hesperidosídeo, utilizando cromatografia contracorrente (CCC) em duas etapas.

O estudo pormenorizado do comportamento dos flavonoides em diversos sistemas de solventes definiu o sistema Hex-AcOEt-MeOH-H2O 4:10:4:10 como o melhor solvente para a primeira etapa, na qual foi isolada a pinocembrina-7-O-b-(6’’-O-acetil) neo-hesperidosídeo. Na segunda etapa obteve-se o isolamento da 2’,4’,6’-tri-hidroxi-4’-O-β-D-glicosil di-hidrochalcona e pinocembrina 7-O-b-neo-hesperidosídeo com os sistemas AcOEt-BuOH-H2O 8:2:10 e BuCN-ACN-H2O 5:10:10, sendo este último inédito na literatura.