• Edição 191
  • 01 de outubro de 2009

Saúde e Prevenção

Como se prevenir do HPV

Tássia Veríssimo

O papiloma vírus humano, chamado de HPV, é um vírus capaz de causar lesões de pele ou mucosa. Na maioria das vezes as lesões provocadas por esse vírus têm crescimento limitado e regridem espontaneamente. São conhecidos mais de 200 tipos diferentes de HPV, que são classificados em de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. O câncer mais comum causado por HPV é o de colo de útero, mas ele também pode provocar outros tipos de câncer como o de laringe, faringe e pulmão.

A doença se manifesta causando lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus, porém também podem surgir na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. A transmissão se dá por contato direto e apesar da relação sexual desprevenida ser a forma mais comum existem também outras maneiras de transmissão do HPV como o compartilhamento de toalhas e vaso sanitário com pessoas portadoras do vírus.

As manifestações clínicas mais comuns são as verrugas genitais ou condilomas acuminados, as ”cristas de galo”. Também pode haver lesões que não apresentem sintomas clínicos. O grande problema das manifestações assintomáticas é o risco de não serem detectadas e tratadas precocemente, aumento assim o risco de desenvolvimento de câncer.

Diagnóstico e tratamento

O diagnostico de lesões causadas pelo HPV, como as verrugas, é feito através de exames ginecológicos, urológicos e dermatológicos. O diagnóstico subclínico das lesões precursoras do câncer do colo do útero, produzidas pelos papilomavírus, é feito através do exame citopatológico ( exame preventivo de papa nicolau.)

O tratamento para combate do HPV pode ser realizado de forma tópica, a laser ou cirúrgica. Somente um médico especialista pode recomendar o tratamento mais adequado analisando individualmente cada caso.

Fatores de risco e Prevenção

Existem alguns fatores que aumentam o risco da mulher desenvolver câncer de colo de útero quando infectada pelo HPV. Esse fatores incluem número elevado de gestações, uso de contraceptivos orais, tabagismo, pacientes tratadas com imunodepressores, infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A melhor forma de prevenção do HPV é o uso de preservativo (camisinha) nas relações sexuais e evitar o compartilhamento de objetos pessoais como toalhas com pessoas infectadas.