• Edição 191
  • 01 de outubro de 2009

Argumento

Vídeo esclarece o HPV para Jovens

Iniciativa do Programa de Oncobiologia visa combater o aumento da doença

Tássia Veríssimo

Recente pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou o aumento em 2,6% da incidência do Papiloma Vírus Humano (HPV) entre a população jovem do Rio de Janeiro. Tendo em vista tal resultado, o Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia – rede integrada pela UFRJ, UERJ, INCA e Fiocruz – fez uma pesquisa com estudantes do ensino fundamental, médio e superior para verificar o quanto os jovens conheciam o HPV. Após constatarem que 60% a 70% dos entrevistados desconheciam por completo a doença, o Núcleo de Divulgação produziu uma animação em vídeo que de maneira objetiva e lúdica informasse sobre o vírus.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV) em algum momento de suas vidas. O HPV é o vírus mais transmitido por via sexual.

Segundo Claudia Jurberg, jornalista e coordenadora do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ , na primeira parte do projeto foi realizada um pesquisa com 238 alunos que responderam as seguintes perguntas: o que é HPV, como se transmite e o que causa. O resultado obtido foi que entre 60 e 70 % dos alunos não sabiam nada sobre esse vírus. A partir desses resultados foi desenvolvido o projeto de um vídeo em stop motion, técnica de filmar com massinha, que levasse de forma divertida e simples as informações sobre o HPV.

Claudia explica que atingir o público jovem ouvinte e não ouvinte foi o grande objetivo do projeto. De acordo com a jornalista os jovens surdos tem ainda menos informações sobre o HPV do que os jovens ouvintes. Ela explica que exibições do vídeo para o público surdo e não surdo se mostraram bastante eficientes já que a mensagem foi absorvida por ambos com clareza, atingindo assim o objetivo do projeto.

O Vídeo “amor em tempos de HPV” foi desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação do Programa de Oncobiologia com recursos da FAPERJ, Fundação de Amparo à pesquisa do Rio de Janeiro,do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e da Fundação do Câncer e foi realizado com o apoio do Núcleo de Animação da PUC, que ficou responsável pela produção do vídeo. Esse vídeo é o primeiro de três previstos. Os futuros projetos, que também terão como alvo o público jovem, abordarão o câncer de pulmão e de pele e sua relação com o fumo e com a exposição excessiva ao sol, respectivamente.

O vídeo “Amor em tempos de HPV” pode ser acessado peloo youtube através do endereço www.youtube.com ou no site www.bioqmed.ufrj.br, do instituto de Bioquímica Médica da Universidade do Rio de Janeiro.