• Edição 188
  • 10 de setembro de 2009

Agenda

11 de setembro

Inscrições para mestrado em Educação Profissional e Saúde

Começam no dia 11 de setembro as inscrições para o processo seletivo do mestrado profissionalizante em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso oferece 20 vagas para professores graduados que atuam na Educação Profissional em Saúde e demais interessados.

O processo de seleção é composto por: uma prova escrita, discursiva, que acontece no dia 6 de novembro; a avaliação do pré-projeto apresentado pelo candidato, além de entrevista. Os aprovados na prova escrita ainda fazem uma prova de língua estrangeira.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 11 de setembro a 27 de outubro na Secretaria Escolar da EPSJV, localizada na Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro. Mais informações pelo site http://www.posgraduacao.epsjv.fiocruz.br, e-mail sescolar@wpsjv.fiocruz.br e telefone (21) 3865-9865.



11 e 12 de setembro

Encontro de Endocrinologia


Nos dias 11 e 12 de setembro acontece o ENDORIO 2009, quarta edição do encontro promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) do Rio de Janeiro, com o tema “Ciência, saber e sabor do Rio”. Serão apresentadas as mais recentes pesquisas científicas e práticas da Endocrinologia.

O evento ocorre no Windsor Barra Hotel, localizado na Avenida Sernambetiba, 2.630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. Mais informações, programação e inscrições no site http://www.sbemrj.org.br.



14 de setembro

Inauguração da Sessão Neurovascular

No dia 14 de setembro acontece a estreia da Sessão Neurovascular, promovida pelos serviços de Neurocirurgia, Radiologia Endovascular e UTI Neurocirúrgica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. O evento é destinado à discussão de casos associados a doenças cerebrovasculares em ambiente multidisciplinar.

A inauguração da sessão ocorre às 12h, no anfiteatro da Radiologia, no HUCFF, localizado na Av. Brigadeiro Trompowsky, S/N, Cidade Universitária.



15 de setembro

ANBio recebe homenagem ao completar dez anos


Dia 15 de setembro, às 10 horas, a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) será homenageada pelos serviços prestados à sociedade em prol da Biossegurança. A homenagem será prestada pelo Conselho Regional de Biologia e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) durante a abertura do XVIII Encontro de Biólogos.

O evento ocorre no auditório da FIRJAN, localizado na Rua Maris e Barros, 678, Tijuca, Rio de janeiro.

Mais informações sobre a ANBio estão no site www.anbio.org.br.






15 a 17 de setembro

Simpósio “Diferenciação Neural e Sinaptogênese” do ICB

Dando sequência aos eventos que comemoram os 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), entre os dias 15 e 17 de setembro acontece o simpósio “Diferenciação Neural e Sinaptogênese”, coordenado pelas professoras Flávia Gomes, do ICB, e Cecília Hedin-Pereira, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ).

No dia 15, das 9h às 17h, ocorrem oito conferências. Nos demais dias os professores Alejandro Schinder, do Leloir Institute da Argentina, Eva Anton, da University of North Carolina dos EUA, e Erik Ulian, da University of Califórnia San Francisco dos EUA, participam de grupos de discussão com alunos de pós-graduação.

O simpósio ocorre no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas, localizado no Bloco F do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos e-mails posgradpcm@icb.ufrj.br e fgomes@anato.ufrj.br. Mais informações no site http://www.icb.ufrj.br.



A partir de 15 de setembro

Curso de treinamento em Serviço Social na área da saúde

O III Curso de Treinamento Profissional em Serviço Social na Área de Saúde acontece de 15 de setembro de 2009 a 14 de julho de 2010. Integrando o Programa de Educação Permanente do Serviço Social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ, o curso tem como objetivo qualificar assistentes sociais da área de saúde de acordo com pressupostos éticos, políticos e profissionais.

Sete módulos de estudos serão desenvolvidos e os alunos selecionados terão vivência em diversos programas do HUCFF. Mais informações pelo e-mail vdo@hucff.ufrj.br ou pelo telefone 2562-2567.



15 de setembro

Reunião da comissão do encontro sobre saúde


Acontece, no dia 15 de setembro, a reunião da Comissão de Organização do Encontro Saúde e Educação para a Cidadania 2009, às 10 horas, no Centro de Ciências da Saúde, 2º andar, bloco K, Sala K-30. O tema do evento deste ano, que será realizado nos dias 8 e 9 de outubro, será "Divulgação Científica e Saúde". O encontro é promovido pela Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), através da Coordenadoria de Extensão. A iniciativa fortalece o compromisso social da UFRJ com a sociedade, além de colaborar para que se repensem os currículos, tanto da Educação Básica como da Universidade.



16 de setembro

Oficinas sobre esquistossomose para professores do ensino básico


De 2 a 23 de setembro acontece o evento “ICB de portas abertas: o corpo do macro ao micro”, em comemoração aos 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ, no Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária. No dia 16 de setembro o ICB recebe professores do ensino fundamental e médio, que participam de oficinas experimentais sobre esquistossomose.

Das 9h30 às 11h30 ocorre a oficina “Aspectos anatômicos” na sala anatômico, localizada no subsolo do bloco F. Às 13h, a oficina “Aspectos histológicos” é realizada na sala 07 do bloco B. Por fim, às 15h acontecem as oficinas “Aspectos farmacológicos”, na sala 29 do bloco B, no anfiteatro e sala 17 do bloco J.

Mais informações pelo site http://www.icb.ufrj.br.



17 de setembro

“Os descaminhos: drogas e deliquência”


Na quinta-feira, 17 de setembro, às 11h, Keli Rodrigues, cientista social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ministra a palestra “Os descaminhos: drogas e delinquência”. O evento faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). A apresentação, aberta ao público, ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.