• Edição 188
  • 10 de setembro de 2009

Notícias da Semana

Encontro de Educação Física chama atenção para o corpo

Amanda Salles

Nesta quinta-feira (10/09), ocorreu o “I Encontro do NESPEFE: Corpo e Educação Física”, promovido pelo Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE), no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento, direcionado a profissionais, estudantes de Educação Física e demais interessados, visou promover um fórum de discussão norteado por debates a respeito do corpo e da Educação Física através de um olhar interdisciplinar.

Na solenidade de abertura estiveram presentes à mesa Waldyr Mendes Ramos, diretor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Sílvia Agatti Lüdorf e Heloísa Alonso, ambas coordenadoras do NESPEFE.

Waldyr Mendes procurou ressaltar toda a trajetória da EEFD, passando pela transferência da faculdade do campus da Praia Vermelha para a Cidade Universitária e pela formação dos primeiros cursos de pós-doutorado e mestrado em Educação Física no Rio de Janeiro, como forma de demonstrar a evolução da EEFD hoje, através do núcleo de estudos, organizador do evento, contribuindo para que os estudantes aprendam assuntos além da teoria.

Logo depois, foi dado início ao ciclo de palestras do encontro. “O corpo na contemporaneidade e Educação Física: possibilidades e desafios” foi o tema da primeira mesa, ministrada por Sílvia Lüdorf e Marta Peres, da UFRJ, e Yara Lacerda, da Universidade Gama Filho. Foi discutida a importância de não se dar atenção somente ao corpo quando relacionado a pessoas que frequentam academias e atletas, mas também ao cidadão que trabalha, que dirige e que vive seu cotidiano como qualquer outra pessoa.

“O corpo em desenvolvimento” e “Corpo, saúde e o uso de anabolizante” foram os temas de outras duas mesas do evento, com a presença de importantes nomes da Educação Física no Rio de Janeiro, como César Sabino, Alexandre Palma, Murilo Vilaça e Ruth Cohen.

Também foram realizadas as oficinas “Possibilidades práticas para uma educação sociocorporal”, com Sílvia Lüdorf, “Atividades com corda e o desenvolvimento da criança na perspectiva dos sistemas ecológicos”, com Heloísa Alonso, e “Experimentando o corpo”, com Maria Ignês Calfa. As oficinas ocorreram nos ginásios e dependências da EEFD, com o objetivo de oferecer aos alunos aulas práticas sobre o que está sendo debatido no encontro.




Laboratório da Faculdade de Farmácia comemora 15 anos

Tássia Veríssimo

O Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas da Faculdade de Farmácia da UFRJ comemora 15 anos com o encontro “LASSBio 15 anos”. O evento ocorreu dia 8 de setembro no Auditório da Farmacologia, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária. A cerimônia de abertura teve início às 9 horas e contou com a presença do coordenador do LASSBio, doutor Eliezer J. Barreiro, e do prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos.

Segundo Eliezer, o objetivo da cerimônia foi registrar formalmente os 15 anos do laboratório e refletir sobre sua história, a fim de aprender com os erros e acertos do passado. O professor acredita que mais importante do que comemorar os 15 anos é trabalhar para garantir o futuro do LASSBio.

Na cerimônia, foram homenageados três professores que, nas palavras de Eliezer, são os “três mosqueteiros” do LASSBio: Ana Luíza Palhares de Miranda, Carlos Alberto Manssour Fraga e Lídia Moreira Lima. Todos são formados pela UFRJ e atualmente lecionam na Faculdade de Farmácia. Ana Luíza e Carlos Aberto também são orientadores de programas de pós-graduação da universidade.

Eles seriam os mais antigos colaboradores do laboratório e por isso receberam placas de agradecimento. A colaboração desde a criação do LASSBio foi de vital importância para a consolidação do laboratório como um expoente em pesquisas, contando atualmente com a publicação de trabalhos, teses e registros de patentes na área de pesquisa em química medicinal.

Nildo Gomes, um dos parceiros profissionais do LASSBio, também foi homenageado. Ele representou os fornecedores antigos do laboratório, que de acordo com o professor Eliezer ajudaram muito ao vender produtos a crédito nos tempos das “vacas magras”. Em memória, ainda receberam homenagens os alunos Aníbal de Lima Pereira e Gildácio de Almeida Silva, além do professor João Ferreira, antigo decano do CCS, por suas contribuições ao LASSBio.

A cerimônia de entrega de homenagens foi encerrada pelo prefeito da cidade universitária. Hélio de Mattos destacou a contribuição do LASSBio no combate à fragmentação da universidade em relação aos campos de estudo. Segundo o prefeito, é importante que todas as áreas de conhecimento trabalhem juntas e troquem experiências. Essa interdisciplinaridade seria, segundo Hélio, uma característica muito presente no Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde está localizado o LASSBio, e teria contribuído para as conquistas do laboratório. Ele destacou ainda a importância de se pensar no futuro do país, através do investimento em medicamentos e em pesquisas.