• Edição 183
  • 06 de agosto de 2009

Agenda

Hospital oferece tratamento gratuito para neurorreabilitação


Este mês, o Hospital Sarah Rio, especializado em neurorreabilitação, cadastra novos pacientes, adultos e crianças, para atendimento gratuito. As patologias a serem tratadas são paralisias facial e cerebral, atraso do desenvolvimento motor, espinha bífida e mielomeningocele, além de doenças medulares não traumáticas, amiotrofia espinhal, doenças neuromusculares, ataxias, doença de Parkinson e parkinsonismo, doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial.

Também recebem tratamento pacientes com sequelas de traumatismo craniano, acidente vascular cerebral (AVC), hipóxia cerebral, malformação cerebral e traumatismo medular. Ainda há atendimento para esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial.

Os interessados devem se cadastrar pelo telefone 21 3543-7600, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O Hospital Sarah Rio está localizado na av. Abelardo Bueno, Barra da Tijuca.



Aulas inaugurais da Escola de Enfermagem serão adiadas


Em virtude do adiamento do início do segundo período letivo de 2009 na UFRJ, as aulas inaugurais da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), que seriam em agosto, dia 4 em Macaé e 11 no Rio de Janeiro, não acontecerão nas datas previstas. A direção da EEAN realizará reuniões para estabelecer novas datas para os eventos, que só podem ocorrer após a volta às aulas, em 17 de agosto.



11 de agosto

“Baixa estatura”


No dia 11 de agosto, às 11h, Izabel Calland, professora-adjunta de Endocrinologia Pediátrica da UFRJ, ministra a palestra “Baixa estatura”. O evento faz parte da série “Temas em Pediatria”, promovida pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). Aberto ao público, o evento ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



13 de agosto

“Adolescência: surge um novo comportamento”


No dia 13 de agosto, às 11h, Selma Correia da Silva, psicóloga, psicanalista e pesquisadora da UERJ, ministra a palestra “Adolescência: surge um novo comportamento”. O evento, aberto ao público, faz parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), e ocorre no Anfiteatro Nobre do IPPMG, Cidade Universitária.



14 de agosto

“Patrimônio genético em debate”

A Agência UFRJ de Inovação promove na sexta-feira, 14 de agosto, às 14h, a palestra “Patrimônio genético em debate”. Integrante do Ministério do Meio Ambiente, a palestrante Fernanda Alvares aborda a regulamentação do acesso ao patrimônio genético em pesquisas científicas. O evento é aberto ao público e acontece no auditório Leopoldo de Meis, localizado no bloco L do 1º andar do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.





15 de agosto

Controle de infecção em centros de parto normal


Com o objetivo de informar sobre legislação e medidas de controle de infecção em ambientes de parto normal, ocorre no dia 15 de agosto, das 9h às 12h, na Escola de Enfermagem da USP, o evento “Atualização em controle de infecção em centros de parto normal”.

Com o apoio do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da USP, o evento é voltado para profissionais que atuam nas áreas de gerência e assistência em centros de parto normal. A palestrante é a professora-doutora Maria Cristina Gabrielloni. Informações através do e-mail enpee@usp.br.



17 a 21 de agosto

Inscrições abertas para Semana de Integração Científica em Macaé


Já estão abertas as inscrições para a primeira Semana de Integração Científica da UFRJ – Macaé. O prazo para inscrições, que podem ser feitas através do site http://www.funemac.edu.br ou no Polo Universitário da UFRJ de Macaé, vai até o dia 17 de agosto.

Para divulgar e promover debates sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos na região, o evento conta com mesas-redondas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e de extensão, além de exposições científicas e culturais. A semana acontece de 17 a 21 de agosto nos dois campi da UFRJ em Macaé, NUPEM (Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé) e Polo Universitário de Macaé.

Mais informações no site www.forumcientifico.com.br ou através do e-mail sicmacae@reitoria.ufrj.br.






Até 20 de agosto

Inscrições para Curso de Aperfeiçoamento em Laboratório de Saúde


Vão até o dia 20 de agosto as inscrições para o “Curso de Aperfeiçoamento em Laboratório de Saúde”, promovido pela Coordenação de Desenvolvimento Profissional (Codep) da UFRJ. O curso é voltado para servidores e prestadores de serviço da UFRJ, de nível médio ou superior, ocupantes do cargo de laboratorista e auxiliares de laboratório na área das Ciências da Saúde.

As aulas acontecem entre 25 de agosto e 29 de outubro, às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, e às quartas-feiras, das 13h às 15h, no laboratório D O44, localizado no bloco D no 1º andar do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária.

As inscrições, limitadas a 14 vagas, devem ser feitas na sala 822 do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, ou pelos telefones 2598-1845 e 2598-1846.




20 de agosto

Simpósio “A vida medicada”, da UFSC


Nos dias 20 e 21 de agosto, acontece o simpósio “A vida medicada: ética, saúde pública e indústria farmacêutica”. Promovido por docentes e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento visa à discussão e reflexão crítica sobre as novas estratégias de medicalização do sofrimento e da vida.

Os participantes poderão submeter resumos de trabalhos científicos à apreciação da comissão científica para apresentação oral. O simpósio é limitado aos primeiros 300 inscritos e ocorre no Majestic Palace Hotel, localizado na avenida Beira-Mar Norte, ao lado do Beira-Mar Shopping, em Florianópolis, Santa Catarina.

Inscrições no site http://www.saudecoletiva.ufsc.br/index.html ou pelo e-mail saudecoletiva@ccs.ufsc.br.