• Edição 183
  • 06 de agosto de 2009

Cidade Universitária

Medidas para recuperar ala sul do HU são confirmadas

Rodrigo Ricardo

O Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) UFRJ 2020 debateu, nessa segunda, dia 3, as soluções técnicas para a ala sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Com a presença da vice-reitora, Sylvia Vargas, e do decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Almir Fraga, além dos engenheiros responsáveis pelos laudos sobre a chamada “perna-seca”, o comitê confirmou a proposta de demolir parcialmente a estrutura e restaurar o setor A3, uma área de 600 metros quadrados entre as alas norte e sul do hospital.

Inicialmente, apenas os dois últimos dos 15 andares do edifício serão destruídos. “A partir destas ações iniciais, faremos novas avaliações; porém, vamos preservar e recuperar aquilo que for possível”, frisou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR3), Carlos Levi, avaliando que, caso seja necessário devido ao acentuado grau de deterioração e corrosão, outros pavimentos poderão ser postos abaixo. Entretanto, tais medidas não exigirão a evacuação completa do hospital, como se imaginou preliminarmente com a total demolição da ala sul.

O avanço dessa decisão pode pôr fim a uma espera de mais de 30 anos. Enquanto a ala norte vem sendo utilizada desde 1978, o outro lado do HUCFF vive abandonado à mercê das depredações do tempo. Ao todo são cerca de 110 mil metros quadrados de área construída, onde serão investidos inicialmente R$ 22 milhões.

Novo Calendário

Em virtude do adiamento das aulas do segundo semestre letivo para 17 de agosto, a oficina “Cidade Saudável e Esportiva” foi remarcada para o dia 26. O pedido foi feito pelo diretor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Waldyr Ramos, que quer contar com a ampla participação da comunidade acadêmica. Os demais eventos – Oficina Temática sobre Acessibilidade, no dia 19, e a quinta reunião do Conselho Participativo, no dia 21 – estão mantidos em suas datas originais.