• Edição 182
  • 30 de julho de 2009

Microscópio

Operação Sorriso distribui mais alegria no Rio

Amanda Salles


Oferecer aos pacientes portadores de lábio leporino a chance de reabilitação social completa, inserido-os, com uma vida normal, à sociedade, é o principal objetivo da Operação Sorriso do Brasil, que nos dias 6 e 7 de agosto realiza recrutamento de pacientes no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Rio de Janeiro.

A Operação Sorriso do Brasil é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que se dedica a transformar a vida de crianças e jovens brasileiros das áreas mais carentes e portadores de fissura lábio-palatina. A instituição, que funciona como “ponte” entre o trabalho voluntário e o patrocínio de indivíduos e empresas socialmente responsáveis, visa ampliar a autossuficiência no tratamento do problema nas diversas regiões do país, através de cirurgias e programas educacionais.

No caso do programa cirúrgico, a escolha de um estado para a sua realização é baseada em dois critérios: a existência de demanda considerável de pacientes e o interesse e envolvimento de profissionais e instituições locais da área da saúde que estejam dispostos a serem parceiros na estruturação de um plano de longo prazo para o atendimento continuado dos pacientes fissurados.

As cirurgias são gratuitas e a Operação Sorriso, juntamente com seus parceiros locais, oferece toda a estrutura de apoio aos pacientes e acompanhantes, como alimentação, acomodação (para pacientes oriundos de outros municípios) e transporte local. A instituição conta hoje com importantes parceiros, como a Colgate e a Johnson&Johnson, que fornecem gratuitamente diversos produtos cirúrgicos. Todo o material de consumo utilizado nas cirurgias é doado ao hospital que vai participar da ação, neste caso o HUCFF, que vai utilizar grande parte da própria equipe médica.

Causas e problemas

O lábio leporino ocorre com algum fato dentro do útero da mãe, durante a formação da face do bebê, que acaba não sendo completada. Surge assim, uma fenda. De acordo com o médico-cirurgião plástico da equipe do HUCFF Diogo Franco, existem alguns fatores genéticos que influenciam a existência desse tipo de deformidade, como o histórico familiar e doenças durante a gestação. Além disso, entre as raças humanas, os amarelos possuem uma probabilidade maior de ter a má-formação.

Os problemas de quem tem lábio leporino não se limitam apenas à estética, no preconceito vindo das pessoas “normais”. As dificuldades são também funcionais. Devido ao não-funcionamento normal da musculatura da boca, há problemas com a alimentação, na pronúncia das palavras e com a voz.

O tratamento

A cirurgia visa à correção tanto da parte funcional, fazendo com que a área comprometida da boca volte a funcionar, quanto da estética, deixando o paciente com o melhor aspecto facial possível. Apesar de a etapa cirúrgica ser a principal, é importante ressaltar que o tratamento deve ser feito em conjunto com outras áreas, como a Odontologia e a Fonoaudiologia.

“O momento ideal para o ato cirúrgico é até os dois primeiros anos de idade da criança. Caso isso não ocorra, o paciente corre o risco de não poder corrigir cirurgicamente e ainda conviver com as dificuldades dessa deformidade por anos”, explica Diogo Franco.

A Operação Sorriso no Rio de Janeiro

A ação, que ocorrerá no Rio de Janeiro pela segunda vez, acontece entre os dias 6 e 14 de agosto, no HUCFF. Não é necessário fazer inscrição para as cirurgias. Os pacientes devem comparecer ao hospital nos dois primeiros dias, 6 e 7 de agosto, às 8h, para o recrutamento.

Cada ambulatório do hospital universitário será ocupado por médicos de diferentes especialidades: pediatras, dentistas, assistentes sociais e cirurgiões. Os pacientes receberão também um prontuário que deverá ser preenchido durante as consultas. “Todos os pacientes deverão passar por todas as salas, sendo classificados no final do recrutamento para saber quais têm plenas condições de fazer a cirurgia”, esclarece Diogo.

A Operação Sorriso conta ainda com a ajuda da sociedade. Brinquedos, roupas e fraldas, além de doações em dinheiro, são também recebidos pela instituição. Mais informações através do site da instituição: www.operationsmile.org.br.