• Edição 181
  • 23 de julho de 2009

Agenda

29 de julho

Abertura do curso de Biociências para Surdos e inauguração do laboratório didático


No dia 29 de julho, começa o curso de extensão Biociências para Surdos no auditório Leopoldo de Meis, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento é promovido pelo Laboratório de Imunologia Tumoral do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (IBqM), em parceria com o Instituto Nacional de Educação para Surdos (INES).

A professora do IBqM Vivian Rumjanek, coordenadora do curso, colaboradores do projeto e professores do INES ministram palestras sobre a inclusão social dos surdos e apresentam o projeto do IBqM, das 9h às 15h15, na cerimônia de abertura. No intervalo, às 12h15, ocorre a inauguração do Laboratório Didático de Ciências para Surdos (LaDiCS), localizado no 1º andar do bloco B do Centro de Ciências da Saúde, que abriga a partir do dia 3 de agosto os sete participantes do curso.



30 de julho a 2 de agosto

I Congresso Internacional de Saúde da Criança e Adolescente


O Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento Humano do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) promove, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, a primeira edição do Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente.

Com a participação de pesquisadores estrangeiros, o encontro aborda temas como: adolescentes agressores sexuais; cuidados bucais como estratégia de promoção de saúde; crianças e adolescentes portadores de HIV; e a intertransdisciplinaridade entre os profissionais da saúde. No dia 30 ainda acontece um fórum com a presença dos secretários municipais de saúde do Grande ABCD paulista.

As inscrições, limitadas a 400 vagas, são realizadas no Centro de Estudos do Crescimento e Desenvolvimento Humano, localizado na av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo (SP). Mais informações pelo site www.fsp.usp.br e telefone (11) 3061-7705.



4 de agosto

Hipertensão e apneia do sono

No dia 4 de agosto, às 10h30, o professor da University of Alabama at Birminghan David Calhoun realiza a palestra “Hipertensão resistente e apneia do sono”. Promovido pelo Programa de Hipertensão Arterial (ProHart) do serviço de Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o evento acontece no auditório Halley Pacheco, localizado no 8º andar do hospital, na Cidade Universitária.



6 de agosto

XII Congresso Brasileiro de Arteriosclerose

A Sociedade Brasileira de Cardiologia realiza nos dias 6 a 8 de agosto o XII Congresso Brasileiro de Arteriosclerose. O evento traz palestrantes nacionais e internacionais para discutir temas como dislipidemia, diabetes e hipertensão. As inscrições de participantes podem ser feitas por e-mail ou pelo correio.

O congresso acontece no The Royal Palm Plaza Resort, em Campinas – São Paulo. Para mais informações acesse o site http://congresso.cardiol.br/da/xii/.



6 e 7 de agosto

Operação Sorriso chega ao Hospital Universitário


Nos dias 6 e 7 de agosto, a partir das 8h, a ONG Sorriso realiza o recrutamento de pacientes para a realização de cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

O recrutamento e o tratamento são direcionados a pessoas de todas as idades, priorizando as cirurgias em crianças. A organização oferece alojamento para os pacientes e seus acompanhantes. Mais informações: (021) 7152-3855 e (011) 3443-1710. O HUCFF fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária.





8 e 9 de agosto

Instituto de Biofísica promove oficina de escrita


A Coordenação de Atividades de Extensão (Cate) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) promove a Oficina de Escrita Criativa em Ciência nos dias 8 e 9 de agosto. Os participantes recebem certificados emitidos pela reitoria da UFRJ.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.biof.ufrj.br/cate, pelo telefone 2562-6722 ou ainda pelo e-mail cate@biof.ufrj.br. O evento acontece das 8h às 17h, no anfiteatro do IBCCF, localizado na sala G1 022, bloco G, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, na Cidade Universitária.