• Edição 180
  • 16 de julho de 2009

Cidade Universitária

Educação para o trânsito chega à Cidade Universitária

Amanda Salles

A Prefeitura da UFRJ e a Escola Politécnica, dispostos a trazer para dentro da universidade uma conscientização no trânsito ainda maior, organizam um curso de educação de trânsito na Cidade Universitária. A iniciativa faz parte da Campanha de Educação no Trânsito “Pé no Freio”, prevista em acordo assinado entre a Reitoria e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ), em parceria ainda com o Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Cetran) e com as obras de ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Exemplos dessa campanha estão espalhados pela Cidade Universitária, como o Acidentômetro e uma campanha para a conscientização da Lei Seca feita no chamado “Mangue”, lugar onde os alunos costumam confraternizar.

Segundo o vice-prefeito da Cidade Universitária, Ivan Ferreira Carmo, campanhas educacionais como esta já eram feitas para o ensino fundamental e o ensino médio, e havia a necessidade de trazê-las para as universidades. “A UFRJ pretende dar o primeiro passo de uma campanha que deve se estender a outras universidades também”, informa Ivan.

O curso tem o intuito de aperfeiçoar e qualificar profissionalmente todos que dirigem dentro dos campi da Cidade Universitária e da Praia Vermelha. Por enquanto, estão aptos a participar do curso os motoristas profissionais dos veículos motorizados que circulam dentro da UFRJ, como os da empresa Normandy e, principalmente, os que dirigem para a Petrobras. Futuramente, haverá mais oportunidades e repetições do curso para que outros interessados participem.

As aulas vão de 21 a 24 de julho, sempre em dois períodos, durante a manhã, das 9h às 13h, e à tarde, das 13h às 17h. Os alunos devem assistir a quatro horas de aula por dia e ao final do curso completar 16 horas, recebendo também certificado de conclusão. Serão oferecidas palestras com os temas legislação, sinalização, direção defensiva, ética, cidadania, compromisso no transporte público, entre outros.

“O curso vai ser como uma preparação para o que vai acontecer na Semana Nacional do Trânsito, em setembro, em que haverá vários eventos dentro da Cidade Universitária; e para realizar qualquer campanha de segurança no trânsito como esta, os motoristas que circulam na UFRJ devem ser os primeiros a se submeter a esse tipo de comportamento”, explica Ivan Ferreira Carmo.

As seleções serão feitas pelos pró-reitores, decanos e diretores dos centros e unidades. Os indicados devem escolher o horário de preferência, até no máximo dia 17 de julho. As inscrições são feitas pelo e-mail marta@pu.ufrj.br.