• Edição 177
  • 25 de junho de 2009

Agenda

26 de junho

Tentativas de suicídio por uso de substâncias

No dia 26 de junho o Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ promove a Sessão do Centro de Estudos, que aborda “Tentativas de suicídio por uso de substâncias: análise de três anos de registros do Centro de Controle de Intoxicações de Niterói”. A palestrante é Valéria de Queiroz, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento acontece às 10h30, no auditório Leme Lopes do IPUB, localizado na avenida Venceslau Brás 71, fundos do campus da Praia Vermelha da UFRJ.



26 de junho

70 anos da professora Leny Alves Cavalcante


No dia 26 de junho acontece o Simpósio em Homenagem aos 70 anos da Professora Leny Alves Cavalcante, no auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ. Olaf Malm, diretor do IBCCF, é o responsável pela abertura, que ocorre às 9h, seguida de palestras.

Entre os palestrantes estão Rosália Mendez-Otero, do IBCCF, que aborda uso de células-tronco em doenças neurológicas, e Silvana Allodi, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), com a palestra “Células-tronco em crustáceos: produzindo novos neurônios em cérebros adultos”. Penha Cristina Barradas, professora da UERJ, fala sobre diferenciação de oligodendrócitos.

Às 11h, a professora Leny recebe uma homenagem de Roberto Lent, diretor do ICB. Em seguida, Wagner Baetas da Cruz, do IBCCF, trata de ações e reações de células glias a patógenos intracelulares. Por fim, Rafael Linden, professor do IBCCF, aborda ciclos celulares em progenitores retinianos.

O IBCCF está localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, na Cidade Universitária.






Até 30 de junho

“Semana de Prevenção contra Incêndio”


As inscrições para a “Semana de Prevenção contra Incêndio” se encerram no dia 30 de junho. Palestras e instruções práticas, promovidas pelo Grupamento Operacional para Tecnologias Avançadas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), abordam: combate a incêndio, primeiros socorros, produtos perigosos e defesa civil.

O evento acontece entre os dias 6 e 10 de julho na rua Maria Dolores Lins de Andrade, 230, na Cidade Universitária, próximo ao Alojamento Estudantil. Mais informações pelos telefones 2561-9666 e 2334-7892.



1º de julho

Simpósio 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas


Acontece no dia 1° de julho, como parte das comemorações pelos 40 anos do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, o simpósio “Novas estratégias na pesquisa e desenvolvimento de fármacos”. O evento é coordenado pelos professores Eliezer Barreiro, François Noël e Roberto Takashi Sudo e conta com conferências de professores da UFRJ e de instituições internacionais.

O simpósio ocorre no auditório do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química medicinal, no bloco J do Centro de Ciências da Saúde (CCS).




1º de julho

III Semana de Bioquímica Médica

O prazo de inscrições e submissão de resumos de trabalhos científicos para a III Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica inicia em 1º de julho e termina no dia 17 de agosto. A semana, promovida pelos alunos de pós-graduação do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ), visa desenvolver a pesquisa na universidade através do intercâmbio cultural e científico entre alunos de diversas instituições com professores e pesquisadores da UFRJ.

O evento acontece de 14 a 18 de setembro no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Cidade Universitária. Inscrições e mais informações pelo site http://www.spgbioqmed.com/index.html. Dúvidas pelo e-mail semanapg@bioqmed.ufrj.br.




4 e 5 de julho

Curso de Fundamentos de Biologia Molecular

Nos dias 6 e 7 acontece o Curso de Fundamentos de Biologia Molecular Aplicados à Pesquisa e ao Diagnóstico Clínico, oferecido pela Coordenação de Atividades de Extensão do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. O curso tem carga horária de 16 horas e é direcionado a professores, graduandos, pós-graduandos e profissionais da área de saúde.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.biof.ufrj.br/cate ou e-mail cate@biof.ufrj.br. Para maiores informações ligue: (21) 2562-6722.





9 de julho

Conferência sobre HIV

A 6ª Conferência Internacional sobre infecção pelo HIV em mulheres e crianças acontece nos dias 9 e 10 de julho na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP). O evento, promovido pela FMP com apoio da Prefeitura de Petrópolis, conta com a participação de profissionais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), como a psicóloga Marlene Zornitta e a infectologista Cristina Hoffer.

Mais informações e inscrições pelo site http://www.fmpfase.edu.br/curso/outros/hiv2009/inscricao.htm.





Até 10 de julho

Campanha do Agasalho 2009


O Movimento Estudantil Alfa e Ômega e a Aliança Bíblica Universitária (ABUB) promovem a Campanha do Agasalho 2009. Até o dia 10 de julho, vestimentas podem ser doadas em postos de entrega localizados nas portarias e centros acadêmicos das seguintes unidades da UFRJ: Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Faculdade de Letras (FL), Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e Reitoria.