• Edição 176
  • 18 de junho de 2009

Microscópio

Faculdade de Farmácia realiza Simpósio

Beatriz da Cruz


Começa, na próxima terça-feira (23/06), o II Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. O evento, que teve sua primeira edição em 2007, durante as comemorações dos 60 anos da Faculdade de Farmácia (da separação administrativa da Faculdade de Medicina), este ano terá sua duração estendida de dois e meio para quatro dias, acontecendo de 23 a 26 de junho no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Enquanto a primeira edição teve um caráter maior de exposição das atividades para a comunidade interna da UFRJ, de acordo com Gisela Dellamora Ortiz, coordenadora do programa de pós-graduação em Ciências Farmacológicas da Faculdade de Farmácia, este ano terá caráter mais científico. O público-alvo é de alunos de graduação, pós-graduação e também profissionais de áreas relacionadas à saúde.

Segundo ela, “o planejamento foi de realizar o evento a cada dois anos, já que este requer uma infraestrutura muito grande”. Para isso o simpósio recebe apoio do Banco do Brasil (graças a um convênio da UFRJ com a instituição), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Federal de Farmácia, da Sociedade Interamericana de Vigilância Sanitária, da Prefeitura da UFRJ, além de vários laboratórios de pesquisa e extensão da própria faculdade.

— No primeiro dia, na parte da manhã, teremos minicursos pré-simpósio divididos em três áreas: assistência farmacêutica, nanotecnologia e atuação do profissional farmacêutico em toxicologia forense. São temas bem atuais e relevantes para os profissionais da Farmácia e mais voltados para os estudantes de graduação, mas que nem por isso deixam de atender também aos de pós e até mesmo profissionais que queiram se atualizar na área — conta Gisela.

Os participantes do evento puderam se inscrever em um minicurso até o limite de vagas disponíveis (inicialmente cinquenta, mas que sofreram pequeno aumento para atender a procura). Os minicursos serão ministrados por profissionais de diversas instituições. O professor Eduardo Ricci, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, ministrará o de nanotecnologia, enquanto o de assistência farmacêutica ficará a cargo de Thiago Azeredo, da ENSP (Escola de Saúde Pública da FioCruz), e o de toxicologia forense, por sua vez, será dado pelo professor Maurício Yonamini, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Na parte da tarde o simpósio iniciará oficialmente com uma solenidade de abertura, seguida de uma mesa de abertura e conferência, proferida pela professora Dulcinéia Abdalla. “A partir do segundo dia o evento passará então a seguir sua estrutura padrão, com mesas-redondas, palestras e apresentações dos trabalhos científicos”, explica Ortiz.

De acordo com ela, não serão apenas alunos e professores que apresentarão trabalhos, mas também os funcionários, pois participam ainda do evento os servidores técnico-administrativos da Faculdade de Farmácia. “Haverá painéis da área administrativa mostrando os desafios de desenvolvimento desse trabalho, que é fundamental para o funcionamento da unidade”, afirma Gisela.

As apresentações científicas serão a princípio em formato de pôster dialogado e serão avaliadas por uma comissão científica formada exclusivamente por professores da faculdade. As 16 melhores serão selecionadas para uma segunda apresentação nos dois últimos dias, quando a comissão assistirá aos trabalhos e então escolherá os três melhores, que recebem premiação.

A maior parte do simpósio será realizada no auditório Rodolpho Paulo Rocco, no bloco K do CCS. “As apresentações orais de trabalhos serão no auditório Hélio Fraga, também no bloco K, e os minicursos deverão acontecer também no Hélio Fraga e nos auditórios Maria Tereza, no bloco A, e Luiz Fernando Chiavegatto, no subsolo do bloco L”, relata a coordenadora.

As inscrições para o simpósio foram prorrogadas até dia 21, pela internet, no site http://www.farmacia.ufrj.br/II_simposio/index.html, e podem ser feitas também no dia 23 na secretaria do evento.