• Edição 176
  • 18 de junho de 2009

Agenda

Hospital Universitário seleciona pacientes para pesquisa

O Núcleo de Pesquisa em Câncer do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) seleciona pacientes para sua nova pesquisa com o medicamento pertuzumabe. O mais recente anticorpo monoclonal potencializa o medicamento transtuzumabe, que atua na inativação do gene HER2, responsável pelo aumento da agressividade dos tumores.

O estudo admite homens e mulheres que devem ter tido câncer de mama; estar no aparecimento da primeira metástase ainda não tratada; ter o gene HER2 positivo. Caso os pacientes não tenham sido testados quanto ao gene HER2, o Núcleo de Pesquisa faz o procedimento gratuitamente.

Os interessados devem procurar o Núcleo de Pesquisa em Câncer, no 10º andar do HUCFF, que fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone 2562-2561.



19 de junho

Complexo Hospitalar em debate


O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) promove no dia 19 de junho a palestra “Complexo Hospitalar da UFRJ e a sua relação com a formação profissional e com o Sistema Único de Saúde – SUS”. O evento conta com a presença da doutora Salete Maria Polita Maccalóz, professora da UFRJ e juíza federal.

O debate acontece às 13h no Auditório Nobre do prédio do IESC. O endereço é praça Jorge Machado Moreira, 100 – Cidade Universitária.






19 de junho

Unidade Coronariana promove palestra


Acontece nesta sexta-feira (19/06), das 11h30 às 13h, a próxima Sessão da Unidade Coronariana da UFRJ. O encontro é promovido pelos professores Nelson Souza e Silva e Gláucia Oliveira, da Unidade Coronariana da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Com o tema “Bloqueio Atrioventricular Total”, a sessão é apresentada pelo professor Luis Gustavo Belo de Moraes, pelo acadêmico Daniel Machado Baptista e pela residente Hellen Ast de Andrade.

O evento é aberto ao público e ocorre no anfiteatro Professor José Ananias, no 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), em frente à enfermaria masculina 8C, Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.



21 de junho

Caminhada em prol do parto normal


A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras promove (ABENFO-RJ) no dia 21 de junho uma caminhada em prol do parto normal e do direito à informação.

A manifestação partirá da Praça do Leme às 9h. Para mais informações ligue: 2263-7843.










22 de junho

Inscrições para seminário sobre amamentação

Ocorrem até o dia 22 de junho as inscrições para o “Seminário sobre a segurança alimentar nas emergências”, tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/São Paulo) e pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN), o evento acontece dia 24 de junho, das 8 às 13h, no Auditório Nobre do Senac Vila Nova, na rua Dr. Vila Nova, 228, Vila Buarque, São Paulo.

As Inscrições são feitas pelo site http://www.asacom.com.br:80/senac/penha.






23 de junho

Conferências 30 anos de Mãe-Canguru

Em comemoração aos 30 anos do método Mãe-Canguru, técnica baseada no amor, calor e aleitamento materno como forma de habilitar bebês prematuros, o site http://www.aleitamento.com promove as “Conferências 30 Anos de Mãe-Canguru” nos dias 23 e 25 de junho. Com participação do doutor Héctor Martinez, um dos criadores dessa metodologia, os encontros são coordenados pelo doutor Marcus Renato de Carvalho, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ.

As conferências são voltadas para profissionais de saúde das mais variadas formações e contam com apresentações de neonatologistas, fonoaudiólogas e gestores. O Ministério da Saúde mostrará os dados mais atuais da cobertura do programa no Brasil e também ocorrerá o lançamento de uma edição especial da “Declaração Universal dos Direitos do Prematuro”, texto com base científica e elaborado pelo pediatra e neonatologista Luís Alberto Mussa Tavares.

A primeira conferência acontece na Universidade Anhembi Morumbi, no auditório Theatro Casa do Ator, rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, São Paulo. No dia 25 o evento será realizado na FIRJAN, rua Mariz e Barros, 678, térreo, Tijuca, Rio de Janeiro. Inscrições e mais informações pelo site http://www.30anosdemae-canguru.com.



24 de junho

Colóquio Escolas da Percepção: troca entre diversas áreas

No dia 24 de junho, das 13 às 17 h, acontece o Colóquio Escolas da Percepção, chancelado pelo Programa Avançado de Neurociências da UFRJ, criado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). Trata-se de um evento transdisciplinar que une as Escolas das Ciências, Artes e Filosofia em torno da percepção humana. As professoras Maira Fróes e Cecilia Hedin-Pereira coordenam o Colóquio.

O objetivo é romper com o confinamento de idéias, promovido pelo isolamento dos especialistas em suas cátedras, trazendo-os a um campo de troca em torno de objetos de preocupação comuns. O evento ocorre no auditório Hélio Fraga, localizado no 2º andar do bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, na Cidade Universitária.



26 de junho

Eletroterapia em Incontinência Urinária


Acontece nos dias 26 e 27 de junho o curso “Eletroterapia em Incontinência Urinária” promovido pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O curso é aberto ao público e ocorre na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária "Zeferino Vaz”, Campinas, São Paulo.

Mais informações pelos telefones (19) 3521-8822 e 3521-8826 ou pelos e-mails denffcm@fcm.unicamp.br e gradenf@fcm.unicamp.br.




26 de junho

70 anos da professora Leny Alves Cavalcante

No dia 26 de junho acontece o Simpósio em Homenagem aos 70 anos da Professora Leny Alves Cavalcante, no auditório do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ. Olaf Malm, diretor do IBCCF, é o responsável pela abertura, que ocorre às 9 h, seguida de palestras.

Entre os palestrantes estão Rosália Mendez-Otero, do IBCCF, que aborda uso de células-tronco em doenças neurológicas, e Silvana Allodi, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), com a palestra “Células-tronco em crustáceos: produzindo novos neurônios em cérebros adultos”. Penha Cristina Barradas, professora da UERJ, fala sobre diferenciação de oligodendrócitos.

Às 11 h, a professora Leny recebe uma homenagem de Roberto Lent, diretor do ICB. Em seguida, Wagner Baetas da Cruz, do IBCCF, trata de ações e reações de células glias a patógenos intracelulares. Por fim, Rafael Linden, professor do IBCCF, aborda ciclos celulares em progenitores retinianos.

O IBCCF está localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, na Cidade Universitária.




29 de junho

Câncer de tireoide em discussão

A Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) promove, no próximo dia 29, uma discussão sobre casos de câncer de tireoide. O evento tem inscrições gratuitas e acontece no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo.

O câncer de tireoide é o mais comum dos tumores do sistema endócrino e ocorre em todas as faixas etárias, com maior prevalência entre mulheres acima de 40 anos. O encontro conta com o patrocínio da GE Healthcare do Brasil e com o apoio da Sociedade Paulista de Radiologia.

O Hotel Golden Tulip Paulista Plaza fica na Alameda Santos, 85 – São Paulo (SP). As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever através do site www.sbbmn.org.br.



30 de junho

Atualidades em Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promove no dia 30 de junho o V Atualidades em Fonoaudiologia. Esta edição terá como tema central “Desvendando nossas práticas” e contará com palestras de professores da UFRJ e da UFF.

O evento acontece no auditório Halley Pacheco, no 8º andar do HUCFF, a partir das 8h. Para maiores informações sobre como se inscrever mande um e-mail para atualidadesemfono5@yahoo.com.br.