• Edição 169
  • 30 de abril de 2009

Agenda

Até 4 de maio

Inscrições para o Prêmio Pemberton

Termina no dia 4 de maio o prazo para inscrições no Prêmio Pemberton, cujo objetivo é incentivar pesquisas voltadas para a prática de uma vida saudável, tais como os benefícios da alimentação equilibrada, da hidratação e da prática de exercícios físicos. O prêmio é voltado a profissionais, instituições e universidades na área de ciências da saúde e oferece até R$ 40 mil (primeiro lugar), divididos entre instituição responsável e autor principal. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). O resultado da premiação será anunciado em novembro. Detalhes no site www.premiopemberton.com.br.


4 e 5 de maio

Seminário Internacional de Nefrologia

A UFRJ, em parceria com a Fundação Mayo Clinic, apresenta nos dias 4 e 5 de maio o Seminário Internacional de Nefrologia. O evento contará com diversas palestras ministradas por pesquisadores de ambas as instituições. A abertura do evento será às 8h15, no auditório Halley Pacheco.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail seminarionefro@hucff.ufrj.bf ou pelo telefone (21) 2562-2836, de segunda a sexta, a partir das 13h. As vagas são limitadas.


4 a 8 de maio

Feira Poética

O Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) realiza de 4 a 8 de maio a III Feira Poética. No intuito de promover o encontro entre as diferentes manifestações artísticas, o evento conta com palestras, dança, poesia, oficinas e artes plásticas. A feira, sob coordenação da professora Maria Ignêz de Souza Calfa, do Curso de Bacharelado em Dança, acontece no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Mais informações no site http://www.lae-ufrj.blogger.com.br/. O Fórum de Ciência e Cultura fica no Campus Praia Vermelha — Av. Pasteur, 250.


5 de maio

Semana Carioca de Alergia

No dia 5 de maio, o Serviço de Alergia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realiza palestras sobre alergia cutâneas e respiratórias. O encontro acontece na sala 238 do Ambulatório a partir das 08h30 e tem como público-alvo pacientes, profissionais da saúde e interessados de qualquer área. As palestras serão realizadas pelas equipes dos Serviços de Imunologia, de Enfermagem da Escola Ana Néri e do Serviço de Fisioterapia. Para participar, não será necessário realizar inscrição. O HUCFF fica na Cidade Universitária.


6 a 8 de maio

Maternidade-Escola realiza evento

Acontece do dia 6 a 8 de maio a I Jornada Científica de Enfermagem Obstetrícia e Neonatal da VI Semana de Enfermagem da Maternidade-Escola da UFRJ, com o tema “Tecnologia para a Enfermagem Obstetrícia Neonatal”. O evento é realizado pela Gerência de Enfermagem e Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão de Enfermagem.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ufrj.br/me, que também possui a programação da jornada. Mais informações pelos telefones 2556-9368 / 2556-9747. O Auditório Nobre Maternidade-Escola da UFRJ é a sede do evento que possui vagas limitadas. Endereço: Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras.


12 e 13 de maio

VIII Fórum da Academia Brasileira de Pediatria

"As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude" é o tema do VIII Fórum da Academia Brasileira de Pediatria que acontece nos dias 12 e 13 de maio. A professora Maria de Fátima Goulart Coutinho, pediatra do Instituto de Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), é uma das palestrantes do evento, que conta ainda com conferencistas de todo o país. As inscrições para o fórum, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, são gratuitas e feitas pelo site www.forumcasbp2009.com.br, mas há limite de vagas.

O Fórum acontece no Centro de Convenções Cidade Nova – Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro.


26 a 29 de maio

I Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária

 “Vigilância Sanitária na Perspectiva da Cidade Saudável” é o tema do I Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária (I ENLAVISA). Promovido pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o evento acontece de 26 a 29 de maio, em Natal (RN).

O encontro busca gerar integração ética e técnica entre o saber e o fazer na promoção e proteção da Cidade Saudável e a saúde de consumidores de produtos e usuários de serviços sujeitos à ação da Vigilância Sanitária.

Mais detalhes: http://www.ideiaseventos.com.br/enlavisanatal2009/


Até 30 de maio

Congresso da AnBio abre inscrições para trabalho

Estão abertas as inscrições de resumos de trabalhos para o VI Congresso Brasileiro de Biossegurança, I Simpósio Internacional de Biosseguridade e Pesquisa de Uso Duplo, VI Simpósio Latino-Americano de Produtos Biotecnológicos e I Feira de Equipamentos e Dispositivos de Biossegurança. A comissão científica do evento, que comemora os 10 anos da Associação Nacional de Biossegurança (AnBio), recebe os resumos até o dia 30 de maio.

O evento acontece de 21 a 25 de setembro no Campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mais informações no site ou pelo telefone 2220-8678.