• Edição 168
  • 16 de abril de 2009

O Boletim

Só vemos o que compreendemos.

Portanto, não é a nossa vista que comanda a leitura que temos do mundo, mas o que conhecemos do mundo é que dá sentido ao que vemos.

Olhar Vital, à primeira vista, pode parecer apenas mais um boletim informativo. Não é. Ele é resultado de um projeto de Comunicação Integrada da Universidade, criado pela Assessoria de Comunicação da UFRJ.

Este boletim, produzido pela Agência de Notícias - Base CCS, é endereçado a todos os professores, técnico-administrativos e estudantes vinculados às unidades do Centro de Ciências da Saúde - CCS, além de entidades representativas da área da saúde e demais interessados.

Ele complementa a abordagem informativa do Boletim Olhar Vital, ampliando e aprofundando o conhecimento sobre a realidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Centro que reúne o maior número de unidades da universidade. Também encontraremos no Boletim, notícias sobre as ações da Prefeitura Universitária, que interessam a todo corpo social da UFRJ.

O Olhar Vital é composto por 11 editorias que imprimirão o tom das reportagens apresentadas nesse Boletim virtual. São elas:

1. Notícias da Semana: notícias relativas ao CCS ocorridas durante o período;

2. Ciência e Vida: destacará linhas de pesquisa, descobertas científicas e notícias relevantes na área da saúde;

3. Argumento: opinião de um especialista sobre um assunto pautado pela equipe do boletim;

4. Faces e Interfaces: olhares diversos sobre o mesmo assunto, podendo ser conflitantes ou complementares;

5. Agenda: são eventos e cursos promovidos no/pelo Centro de Ciências da Saúde;

6. Cursos e Palestras: divulgação de serviços oferecidos pelas unidades do CCS para a comunidade acadêmica e o público em geral;

7. Microscópio: destaque de um evento ocorrido no Centro e seus desdobramentos com depoimento de seus organizadores e participantes;

8. Saúde em Foco: notícias selecionadas dos principais jornais de interesse do público leitor;

9. Saúde e Prevenção: informação sobre doenças comuns à população da prevenção ao diagnóstico;

10. Por uma boa causa: uma série de quatro matérias sobre o mesmo assunto abordando, a cada semana, um viés da noticia;

11. Cidade Universitária: divulgação das ações da Prefeitura Universitária;

Cartas: espaço de interação com os leitores, para divulgação de sugestões e críticas relativas às matérias do Olhar Vital e outros assuntos de interesse do Centro.

Em todas estas seções é possível encontrar links, pistas eletrônicas que permitem acessar homepages, especialmente às vinculadas ao site da UFRJ. Estes links funcionam como fios virtuais a costurar esta imensa rede de informações, proporcionando maior conhecimento sobre a Universidade e sua atuação na sociedade. E conhecendo-a melhor, podemos compreendê-la em toda a sua extensão e apurar nosso olhar sobre o mundo.

 

Olhar Vital UFRJ - A Notícia com mais Saúde
Agência de Notícias- CCS
Assessoria de Comunicação da UFRJ

Tel.: 2562-6629