• Edição 168
  • 16 de abril de 2009

Agenda

Reabilitação cardiopulmonar para pacientes com câncer

Um programa de atividade física supervisionada é desenvolvido pela Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) para pacientes de câncer na tireoide do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). O trabalho de reabilitação ocorre duas vezes por semana e é oferecido de segunda a sexta-feira no Laboratório de Fisiologia do Exercício (LABOFISE), localizado na Escola de Educação Física e Desportos, 2º andar. Os interessados devem ligar para 2562-6825 e procurar pela responsável, Patrícia Vigário.


5 e 6 de maio

Patch Adams 2009

A Comissão Organizadora do Patch (CoPatch) – empresa formada em 2004, inicialmente por alunos da Faculdade de Medicina da UFRJ, maior referência brasileira ao trabalho do Doutor Patch Adams –  realiza nos dias 5 e 6 de maio o evento “Patch Adams 2009”, em São Paulo. No primeiro dia, o Dr. Patch ministra a palestra “A alegria de cuidar”, que aborda os benefícios do ato de cuidar. No dia 6 ocorre o workshop “Vivendo a vida com alegria”, minicurso interativo, voltado para o profissional de saúde para que adote uma postura positiva diante dos desafios do trabalho e da vida pessoal.

O evento acontece no Club Homs, Avenida Paulista, 735, São Paulo, SP. As inscrições são realizadas pelo site: www.copatch.com. Maiores informações pelo telefone (11) 3030-9542.


29 de abril

Seminário sobre pílula do dia seguinte

No dia 29 de abril acontece o seminário "Pílula do dia seguinte: seus dilemas e desafios", em São Paulo. Considerando o contexto das políticas públicas de prevenção da gravidez na adolescência, o evento tem como objetivo discutir as políticas de contracepção de emergência. Na programação estão incluídos debates com as especialistas Neia Schor, da Universidade de São Paulo (USP), Eleonora Menicucci, da Unifesp, e Regina Figueiredo, do Instituto de Saúde da SES-SP.

O seminário acontece das 14h às 18h30, no auditório João Yunes, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O endereço é avenida Dr. Arnaldo, 715. Os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas pelo site da USP: www.fsp.usp.br. Mais informações pelo telefone (11) 3061-7787.


9 a 11 de junho

Congresso de Humanização da Saúde em Ação

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) promove o Congresso de Humanização da Saúde em Ação, com o tema “Caminhos da Humanização para a Mudança dos Modelos de Atenção e Gestão na Saúde”. É voltado para profissionais e estudantes da área de saúde e afins, associações, ONGs, escolas, universidades, empresas, conselhos regionais e centros acadêmicos.

O evento será realizado no Centro de Convenções Rebouças, Avenida Rebouças, 600, São Paulo, SP. As inscrições devem ser efetuadas no site: http://www.vivahumanizacao.org.br/_congresso/inscricao.php


10 a 13 de junho

XIII Encontro Paranaense de Psicologia

O Conselho Regional do Paraná promove, dos dias 10 a 13 de junho, o XIII Encontro Paranaense de Psicologia. Serão realizadas diversas conferências, mesas-redondas, alguns minicursos e um seminário. O encontro é direcionado a psicólogos e estudantes de psicologia, mas está aberto a outros profissionais.

Para fazer as inscrições e ter maiores informações acesse o site: http://www.rdobrasil.com.br/crp/encontro/


25 a 27 de junho

VII Congresso Paulista de Neurologia

O Departamento de Neurologia da Associação Paulista de Medicina e a Associação Paulista de Neurologia realizam o VII Congresso Paulista de Neurologia nos dias 25, 26 e 27 de junho, em Guarujá, São Paulo. O evento conta com a presença de renomados profissionais para discutir o diagnóstico e o tratamento das principais doenças neurológicas: em especial o Mal de Parkinson. Os congressistas compartilharão suas experiências em debate sobre casos clínicos e novidades na área. Para mais informações acesse: www.apm.org.br.