• Edição 157
  • 18 de dezembro de 2008

Notícias da Semana

Hospital São Francisco de Assis apresenta estudos  em DST

Sidney Coutinho

O Laboratório de Estudos em Políticas, Planejamento e Assistência em Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS (Leppa DST/AIDS), da UFRJ, realizou a apresentação dos principais trabalhos em pesquisa do ano, nessa quarta-feira (17/11), no auditório do Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa), no Centro do Rio.

— Essa é uma forma de divulgar a informação e também de nos confraternizarmos, porque na correria do dia-a-dia ao longo do ano, a gente pouco se encontra para trocar experiências. É a oportunidade de conhecer o trabalho dos colegas mais detalhadamente. Além de apresentar as propostas para o próximo ano — disse, na abertura do evento, a coordenadora do Leppa, Carla Luzia França Araújo.

As pesquisas concluídas e as ainda em andamento são apresentadas ao público nesse seminário de fim de ano. Conforme os resultados dos trabalhos, que variam de projetos de Iniciação Científica, monografias de conclusão de curso ou, ainda, apresentações da pós-graduação, são encaminhados relatórios e sugestões a órgãos públicos estaduais e municipais para a melhoria no tratamento dos pacientes com DST/AIDS.

Segundo a coordenadora do Leppa, a idéia é realizar, por meio de parcerias com os governos municipal e estadual, seminários e oficinas que possam capacitar profissionais da rede pública para tratar desse assunto da melhor maneira possível.

Em destaque, estiveram as apresentações que abordaram as variações étnicas relacionadas à prevalência de DSTs, como o trabalho de Luciane França intitulado “O quesito raça/cor: a opinião dos profissionais de saúde”, que conquistou a segunda colocação em um concurso de monografia realizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Outro trabalho que chamou a atenção foi o de Aline Faria Signes, intitulado “O cuidado à puérpera soropositiva no alojamento conjunto: a visão da equipe de enfermagem”. Realizado no Hospital da Posse, na cidade de Nova Iguaçu, ele revelou o despreparo dos profissionais de saúde ao lidar com as mães soropositivas.

A dissertação de mestrado de Louise Bastos Schilkowsky levantou a questão do abando no tratamento pelos pacientes portadores do HIV no Rio de Janeiro. Os seguintes trabalhos também foram apresentados: “Adesão do paciente HIV/AIDS: um estudo com homens em uso de anti-retrovirais no município do Rio de Janeiro, de Licete Macário Costa; “Abordagem das DST na consulta de enfermagem pré-natal em unidades de estratégia de saúde da família no município de Juiz de Fora/MG, de Vanderléia Zampier; e “Impacto a técnica de relaxamento para controle da dor nos sintomas de ansiedade e depressão”, de Lician Hennenicinn.