• Edição 153
  • 19 de novembro de 2008

Saúde em Foco

Colombiana recebe traquéia feita com as próprias células-tronco

 

Médico realiza a primeira cirurgia de traquéia do mundo.
Graças às células, paciente não precisa tomar remédios pós-transplante.

Do G1, com agências internacionais

Um médico de Barcelona realizou o primeiro transplante de traquéia do mundo e sem usar imunossupressores -- medicamentos que cortam ações imunológicas. A cirurgia apenas aconteceu dessa maneira porque a traquéia doada foi lavada várias vezes. E, em seguida, recebeu células-tronco da própria receptora.

O transplante foi feito em junho pelo médico Paolo Macchiarini, no Hospital Clínico de Barcelona. A colombiana de 30 anos, residente na Espanha, que recebeu a traquéia sofria com graves problemas respiratórios devido a uma tuberculose que causou um colapso do pulmão esquerdo, logo após a bifurcação da traquéia.

O doador era um homem de 51 anos morto por hemorragia cerebral. Após fazer 25 lavagens para eliminar do órgão todas as células do doador, Macchiarini refez a traquéia com as células da própria receptora.

Após ser lavada com um sistema de detergentes enzimáticos, a traquéia ficou reduzida a uma estrutura livre de qualquer antígeno do doador. Um pouco antes da cirurgia se inseriram cerca de 100 mil células epiteliais da paciente.

Também colocaram condrócitos -- células de cartilagem -- na parte externa do órgão, diferenciadas a partir de células-tronco procedentes de sua medula óssea.

Macchiarini assinalou que a engenharia de tecidos tornou possível a intervenção duplamente inovadora, pois a traquéia transplantada é um híbrido entre o órgão do doador e as células-tronco epiteliais de receptora.

Caso não funcionasse, a única alternativa seria a retirada de um pulmão da paciente que hoje leva uma vida quase comum. Ela cuida normalmente dos dois filhos sem precisar tomar nenhum remédio. Sendo que, há poucos meses, sentia dificuldade em falar e andar.

 

G1 , 19 de novembro, Editoria Ciência & Saúde

Link original: Clique aqui