• Edição 150
  • 30 de outubro de 2008

Agenda

03 de novembro

Encontro de Capoeira dos alunos da EEFD

Entre os dias 3 e 5 de novembro, acontece na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, o Encontro de Capoeira dos Alunos da EEFD. No primeiro dia de atividades, o Diretor Cultural Raphael de Sá Marques ministra a palestra “Origem da Estação Primeira de Mangueira”, seguido pelo Mestre Mano que aborda o tema “Capoeira Angola no Rio de Janeiro”. Já no dia 4, os professores Tânia Werner e Carmelino Souza Vieira falam, respectivamente, sobre “Avanços da Educação Física adaptada no Brasil” e “Capoeira Ação Social e Prática”. No último dia, a programação inclui ainda mesa-redonda sobre “Velha guarda da capoeira”, roda feminina, roda inclusiva, maculelê e samba de roda.

As atividades acontecem a partir das 11h, no auditório Maria Lenk e no Ginásio de Lutas da EEFD. A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ fica na avenida Carlos Chagas, 540, Cidade Universitária.

 

Jornada Giulio Massarani

De 3 a 7 de novembro, acontece a 30ª edição da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC 2008) em todas as unidades acadêmicas distribuídas pela Cidade Universitária, Praia Vermelha e Centro da cidade. As novidades desta edição ficam por conta do evento que ocorre em paralelo, o 5º Congresso de Extensão da UFRJ, e do novo sistema de programação.

A programação terá abertura solene e, durante a semana, apresentações artísticas (de teatro, música ou dança) de grupos vinculados à UFRJ preencherão as pausas para almoço, entre 12h e 13h. Das 13h às 16h, ocorrem as comunicações e os painéis das diferentes áreas com visitação do comitê avaliador externo. Após as exposições, serão realizadas mesas-redondas com ex-alunos da UFRJ que se destacaram na atuação das áreas de ciências Exatas, Humanas e da Saúde. São 4.156 autores inscritos e 3.262 trabalhos.


04 de novembro

II Encontro com mestres populares

A Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ promove o II Encontro com Mestres Populares na UFRJ, entre os dias 4 e 7 de novembro, e reúne mestres populares de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro para oficinas, debates e trocas de experiência.

O evento será realizado na própria EEFD e contará com os grupos populares Batuque de Umbigada, Boi Brilho de Lucas, Fado de Quissamã, Jongo Cafimbinha, Caxambu do Salgueiro, Caxambu de Santo Antônio de Pádua, Folia de Reis Manjedoura da Mangueira, Cirandas de Tarituba. As inscrições são gratuitas, porém, limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail encontrocommestresufrj@oi.com.br ou telefone (21) 9236-9102.

Mais informações pelo site www2.eefd.ufrj.br/ciafolc.


05 de novembro

Comemoração aos 200 anos da Faculdade de Medicina

A Sessão Solene da Congregação para comemorar o 200° Aniversário de Criação da Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia, a atual Faculdade de Medicina, ocorre nesta quarta-feira, dia 5 de novembro.

O evento acontece às 10h30 no auditório Rodolpho Paulo Rocco, Centro de Ciências da Saúde, av. Prof. Carlos Chaga, bloco K, subsolo.


Até 09 de novembro

Ver ciência

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) oferece aos cariocas a oportunidade de apreciar a ciência e a tecnologia apresentadas de forma atraente e compreensível. A mostra Ver Ciência busca, através da exibição de programas televisivos produzidos em diversos países, promover e incentivar a disseminação do conhecimento e da cultura científica pela televisão

Essa décima quarta edição apresenta 55 programas, incluindo uma seleção especial sobre Evolução e Diversidade em homenagem à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para o público brasileiro essa é uma chance de tomar conhecimento do que está se produzindo de melhor e mais instigante no universo da Ciência na TV.

A programação completa do evento pode ser encontrada no site oficial: www.verciencia.com.br. O CCBB está localizado na Rua Primeiro de Março, 66. Centro.


Até 10 de novembro

Jornada em Farmacologia e Química medicinal

Estão abertas as inscrições para a IV Jornada do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da UFRJ. O evento, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, acontece nos dias 13 e 14 de novembro deste ano.

Os interessados podem se inscrever até 10 de novembro, na Secretaria de Pós-graduação do curso, localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco J, sala J1-001, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2562-6447 ou pelo e-mail posgrad@farmaco.ufrj.br.


10 de novembro

Hospital do Fundão promove encontro

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promove o VII Encontro dos Pacientes do HUCFF, nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Nos dois primeiros dias, as palestras ocorrem no auditório Halley Pacheco, 8° andar e, no último dia, no subsolo do HUCFF.

Este ano chamam a atenção: mesas-redondas sobre a parceria do Juizado Especial Criminal com o HUCFF; e sobre os espaços de controle social no HUCFF, com destaque para a palestra da ouvidora da UFRJ, professora Cristina Ayoub Riche. Sobressai ainda a mesa-redonda sobre parcerias sociais nos hospitais, além de palestra com a Coordenadora do PADI, Helena Maria Rodrigues Marins, intitulada "Melhorando a Qualidade da Assistência Através dos Grupos". Há também a exposição de trabalhos das ONGs que atuam no Hospital Universitário.

O HUCFF fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 225, Cidade Universitária.

Anteriores