• Edição 148
  • 16 de outubro de 2008

Agenda

16 de outubro

“Dança criança 2008”

A Cia Folclórica do Rio, coordenada pela professora Eleonora Gabriel, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, se apresenta nos dias 16 e 19 de outubro, na terceira edição do “Dança Criança”, festival dedicado ao público infanto-juvenil e organizado pela Caixa Cultural. O evento acontece no Teatro Nelson Rodrigues e conta com a participação de outras três companhias cariocas de dança, em diferentes estilos.

Os bailarinos da UFRJ fazem uma junção do trabalho acadêmico com montagens artísticas de danças e folguedos folclóricos brasileiros. O repertório se baseia em quase 20 manifestações populares que incluem mais de cem danças e músicas com trajes e instrumentos típicos. O público assistirá, por exemplo, o coco, dança de "pisada" e muito ritmo, nascida nas plantações de coco e dançada em vários estados nordestinos, além de várias cirandas do Nordeste.

O espetáculo acontece na Caixa Cultural, Teatro Nelson Rodrigues, av. Chile, 230 (anexo) – Centro do Rio de Janeiro.


18 de outubro

“68 à Vera”

No próximo dia 18 de outubro, o espetáculo 68 à Vera se apresentará, às 16h30, no Teatro de Arena do Instituto de Economia da UFRJ. O roteiro do espetáculo inspira-se na História do Brasil da década de 1960 e tem como fio condutor a vida da guerrilheira Vera Silvia Magalhães, única mulher a participar do seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick.

O espetáculo 68 à Vera está em sintonia com o envolvimento da UFRJ nas iniciativas voltadas para a rememoração reflexiva dos eventos de 1968. A concepção coreográfica é coletiva, valorizando o conceito de bailarino-intérprete-criador. Além disso, tomando como referência a pesquisa histórica, promove um encontro entre dança, teatro, artes plásticas e música. 

O Teatro de Arena fica na avenida Pasteur, 250 – Praia Vermelha.


20 de outubro

Encontro sobre câncer de mama

No dia 20 de outubro, a Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem (SBBMN) realiza, em São Paulo, o encontro sobre Linfonodo Sentinela no Câncer de Mama. O evento é destinado a médicos, oncologistas, radiologistas, mastologistas e demais profissionais da área de saúde que tenham interesse pelo tema. A programação inclui palestras com os médicos Guilherme de Campos Neto, da Unidade de Diagnóstico e Densitometria Óssea (UDDO), e Ivo Carelli Filho, presidente da Sociedade Paulista de Mastologia.

O Encontro acontece às 20h no hotel Golden Tulip Paulista Plaza, localizado na alameda Santos, número 85, São Paulo. A presença no evento vale pontos para a revalidação do título de especialista em Medicina Nuclear. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 3262-5438 ou pelo e-mail sbbmn@uol.com.br. Inscrições no site www.sbbmn.org.br.


21 de outubro

Escola de Enfermagem promove ações educativas

Nos próximos dias 21 e 30 de outubro, a Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ realiza, na Faculdade de Letras, ações educativas e preventivas voltadas para a promoção de hábitos mais saudáveis de vida. As atividades fazem parte do Programa Curricular “A saúde das pessoas que trabalham”, desenvolvido por estudantes da Escola de Enfermagem.

O projeto envolve a exposição de cartazes confeccionados pelos alunos sobre temas como alcoolismo, tabagismo, estresse, obesidade e doenças sexualmente transmissíveis. Além de um exame físico, são realizados cuidados básicos de enfermagem, como verificação da pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura e cintura abdominal.

As ações acontecem das 8 às 12 horas, na Faculdade de Letras, que fica na avenida Jequitibá, número 2.151, Cidade Universitária.


22 de outubro

Ciclo de Terapia Nutricional do IPPMG

Acontece no próximo dia 22 de outubro mais um encontro do “I Ciclo de Terapia Nutricional do IPPMG”. A introdução ao terceiro módulo do curso, que já vem sendo realizado com sucesso desde o dia 13 de agosto, ocorre das 13h às 17h no Salão Nobre do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG).

Bases da Nutrição Parentenal, Disfalgia e Follow up nutricional dos prematuros são alguns dos temas programados para a última fase. Para abordar esses assuntos, haverá a participação de médicos e professores do IPPMG, da Escola de Fonoaudiologia e da Maternidade Escola da UFRJ, além de palestrantes da Fundação Oswaldo Cruz.

As inscrições podem ser feitas de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h, na Divisão de Ensino e Pesquisa (DENSP), do IPPMG, localizada na av. Brigadeiro Trompovisky, Cidade Universitária. Mais informações pelos telefones: 2562-6150, 2562-6170 ou 2590-3842.


23 de outubro

“Numa noite na floresta”

Com esse tema a UFRJ abre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) UFRJ 2008 que acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Crianças, jovens e adultos terão contato com o mundo científico e verão, na prática, como acontecem alguns experimentos.

A novidade que a UFRJ preparou para a edição deste ano é um grande circuito intitulado “Numa noite na floresta”, disponível ao público no Hangar da Cidade Universitária, que fica ao lado do Alojamento.

O circuito acontece o dia todo e vai reproduzir cenograficamente, como o nome já sugere, uma noite na floresta, englobando diversos ecossistemas (Mata Atlântica, restinga e praia, entre outros), fazendo a conexão com diversas e diferentes áreas do conhecimento. Compareça e divirta-se.

 

“Reprocessamento de Produtos Médicos”

No dia 23 de outubro, entre 8h e 18h, o auditório do Centro de Ciências e Saúde (CCS) da UFRJ será sede do 1º Simpósio Regional do Rio de Janeiro sobre o Reprocessamento de Produtos de Uso Médico. 

O evento voltado para profissionais ligados direta ou indiretamente à área de saúde abordará entre outros temas: “Controle de Qualidade”, “A Importância da Higiene para as mãos no Serviço de Saúde”, “Métodos de Limpeza e Processos de Esterilização”, “Esterilização por Óxido de Etileno” e “Reprocessamento de Produtos Médicos – Aspectos Legais”.

Os interessados podem entrar em contado com Carlos ou Marcos pelo e-mail vqindustrial@vqindustrial.com.br ou pelos telefones: 2704-8760 e 3717-2691, no Rio, e 3717-2658, em São Paulo.


30 de outubro

Congresso Regional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, acontece no Centro de Convenções do município de Bonito, Mato Grosso do Sul, o XI Congresso Regional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O evento é uma oportunidade para a discussão de alguns temas como: próteses cirúrgicas e biomateriais, trauma, cirurgia metabólica e estética como especialidade cirúrgica.

Mais informações no site: www.cbc.org.br/congressobonito.