• Edição 147
  • 09 de outubro de 2008

Cidade Universitária

Plano Diretor estuda criação de espaços de cultura, esporte e lazer no campus


Marcio Castilho

As propostas estratégicas discutidas no Plano de Desenvolvimento da Cidade Universitária (PDCID), como parte do Plano Diretor UFRJ 2020, englobam a construção de alojamentos, restaurantes universitários e espaços de uso compartilhado, com equipamentos de cultura, esporte e lazer no campus. O conceito básico, explica Ivan Ferreira Carmo, vice-prefeito da Cidade Universitária, é descentralizar essas opções.

“A idéia é fazer com que a Cidade Universitária tenha uma movimentação permanente nas alas Sul, Norte e na parte central. Sobrecarregar a estrutura num determinado setor causa uma circulação concentrada de pessoas. Não é isso que queremos”, afirma Carmo, integrante do comitê técnico que está elaborando uma proposta preliminar do Plano Diretor UFRJ 2020.

Os espaços de uso compartilhado complementam essa visão de transformar a Cidade Universitária num ambiente de convívio social, atraindo não apenas estudantes, professores e técnicos administrativos da área de educação.“O objetivo é atrair a cidade e fazer com que ela enxergue nossa produção acadêmica e cultural”, observa o vice-prefeito. Esse espaço deverá contar, conforme debate preliminar, com arena multiuso e anfiteatro.

Amplo debate

O Plano Diretor UFRJ 2020 tem como conceito básico promover a integração da Cidade Universitária com o restante do município e a integração entre os cursos da universidade, procurando desfazer a concepção da fragmentação. Todas as propostas serão submetidas a um amplo debate da comunidade acadêmica. A prévia deste documento será apresentada ao Conselho Universitário (Consuni) no próximo dia 20 de novembro.