• Edição 146
  • 02 de outubro de 2008

Microscópio

Instituto de Biofísica de portas abertas

Luana Freitas

Entre os dias 20 e 22 de outubro, o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ, abre suas portas para que estudantes de ensino médio e fundamental conheçam o trabalho da instituição. “Descobrindo a Biofísica”, evento promovido pela Coordenação de Atividade de Extensão (CATE-IBCCF), permite que alunos tanto da rede pública, quanto de escolas privadas visitem os laboratórios do instituto, vivenciem e  pratiquem um bocado das pesquisas que desenvolvem.

De acordo com a professora Tânia Ortiga Carvalho, coordenadora da CATE, a iniciativa propicia o diálogo entre o Instituto e a sociedade. “O IBCCF não apresenta uma comunicação muito grande com o ensino médio e com a comunidade de forma geral, ficando muito preso à comunidade científica. Dessa forma, o evento representa uma primeira oportunidade de começar por esta via a comunicação”, afirma. Tânia destaca ainda que, em breve, os alunos poderão conhecer, também, a história do Instituto, já que um museu sobre o histórico do IBCCF e de seu fundador, Carlos Chagas Filho, está em fase de construção.

A história do IBCCF

Criado em 1945, pelo médico Carlos Chagas Filho, o IBCCF destinava-se, inicialmente, ao estudo dos processos biológicos por meio de métodos físicos. Hoje, a instituição desenvolve pesquisas multidisciplinares que envolvem todas as áreas da biologia, como, por exemplo, estudos sobre células-tronco. É responsável por ministrar, dentre outras, as disciplinas de Biofísica, Fisiologia e Parasitologias em diversos cursos de graduação na área de Ciências e Saúde, tais como Medicina, Odontologia, Psicologia e Nutrição. Oferece ainda dois programas de pós-graduação, em Biofísica e Fisiologia. A CATE, por sua vez, estabelece a ligação entre o Instituto e a sociedade, realizando cursos de educação continuada, conferências semanais abertas à comunidade, jornadas científicas bianuais e, agora, atividades com o ensino médio.

Segundo Tânia, o IBCCF desempenha um papel fundamental formando pesquisadores que difundem o conhecimento produzido em outras instituições. “Doutor Carlos Chagas Filho era um pioneiro no desenvolvimento de pesquisas na Faculdade de Medicina. Ele foi responsável por chamar grandes nomes da pesquisa no Brasil e no exterior para criar o Instituto. Hoje, o IBCCF é responsável por ter criado núcleos de pesquisa em várias outras universidades com profissionais formados aqui”, ressalta. A professora revela que esses mestres e doutores, hoje, desenvolvem trabalhos em faculdades não somente do Rio de Janeiro, como também do nordeste e do sul. “Mestres e doutores formados no Instituto tiveram uma participação importante nessa formação, em locais sem nenhum histórico de pesquisa”, completa.

O evento

Durante os três dias de atividades, cerca de 350 estudantes assistem a palestras sobre graduação na Biofísica e visitam diversos laboratórios do IBCCF, como, por exemplo, os laboratórios de Bioengenharia de Sistemas, Bioquímica Renal, Glicobiologia e Investigação Pulmonar. O evento, que integra as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia 2008, pretende ainda apresentar aos jovens o novo curso de Bacharelado oferecido pelo IBCCF desde 2006 – a graduação em Ciências Biológicas, na modalidade Biofísica.

Tânia revela que, na verdade, o número de inscritos teve que ser limitado, pois os laboratórios não comportam grupos com mais de dez pessoas. No entanto, a coordenadora espera que, a partir do próximo ano, o evento torne-se mensal. Dessa forma, a cada mês, uma escola diferente será convidada para conhecer o IBCCF – uma iniciativa que permitirá aos jovens estudantes descobrirem os mistérios de uma ciência que estuda a vida, atuando entre a Física e a Biologia.