• Edição 146
  • 02 de outubro de 2008

Cidade Universitária

A vez do pedestre na Cidade Universitária

Marcio Castilho

Priorizar a movimentação de pedestres, valorizando alternativas de transporte e promovendo mudanças no sistema viário. Essa é uma das propostas incluídas no Plano de Desenvolvimento da Cidade Universitária (PDCID), que integra o Plano Diretor UFRJ 2020. Segundo o arquiteto Ivan Ferreira Carmo, vice-prefeito da Cidade Universitária, o objetivo é valorizar o tráfego calmo dentro do campus.

Hoje o modelo privilegia o uso do carro. Fazemos crítica a esse modelo propondo inovações, sem que a Cidade Universitária perca a sua característica de campus universitário , afirmou o vice-prefeito, que também integra o grupo técnico do Plano Diretor.

Os estudos para a redução do tráfego de veículos no eixo central envolvem a discussão sobre a viabilidade de implantação de um anel viário no perímetro da ilha, contornando a Cidade Universitária. “Nos eixos principais, a idéia é termos ruas tranqüilas”, comentou Ivan, acrescentando a importância de estabelecer uma relação harmônica entre motoristas e pedestres num cenário “amigável” também com o meio ambiente.

Segundo ele, técnicos do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) também deverão ser envolvidos nessa discussão. Carmo salientou ainda que as propostas ainda estão numa fase inicial e deverão ser objeto de debate entre setores da comunidade acadêmica.

O Plano Diretor UFRJ 2020 tem como conceito básico promover a integração da Cidade Universitária com o restante do município e com os cursos da universidade, procurando desfazer a idéia da fragmentação.

As diretrizes gerais foram recentemente aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni). A prévia deste documento será divulgada até o próximo dia 20 de novembro aos conselhos de centros. Em março de 2009, está previsto um amplo debate do plano pela comunidade acadêmica.