• Edição 145
  • 25 de setembro de 2008

Teses

Relação entre transtornos mentais e suicídio é tema de mestrado



Marcello Henrique Corrêa

As primeiras conclusões do trabalho da mestranda Simone Agadir Santos serão conhecidas no próximo dia 14 de outubro. Simone defende, nessa data, a dissertação de seu mestrado pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC-UFRJ), de título “Prevalência dos transtornos mentais nos casos de tentativas de suicídio atendidos em um hospital de emergência na cidade do Rio de Janeiro”. O projeto foi orientado pela professora Letícia Legay.

O estudo foi motivado por dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2002, que apontam um suicídio a cada 40 segundos. Quanto às tentativas, esse número sobe, supera em 20 ou 40 vezes a estimativa de suicídios efetivos. “A proposta da pesquisa foi utilizar dados primários coletados através de instrumentos padronizados e validados internacionalmente, capazes de diagnosticar um grande número de transtornos mentais, permitindo assim uma comparação com a literatura internacional”, explica. Para Simone, ainda são poucos os estudos que se dedicam dessa forma ao assunto no país.

O trabalho foi feito entre abril de 2006 e março de 2007, quando foram levantadas as principais estimativas. A prevalência de transtornos mentais encontrada foi de 71,9%, sendo os mais freqüentes: episódio depressivo maior (38,9%); uso de substâncias psicoativas (21,9%); transtorno de estresse pós-traumático (20,8%); abuso ou dependência de álcool (17,7%) e esquizofrenia (15,6%). “A maioria da amostra foi composta por mulheres, de baixo nível educacional, faixa etária jovem, utilizando mais ingestão de medicamentos como método e mais relato de história de suicídio na família”, relata Simone. De acordo com a mestranda, os homens apresentaram significativamente mais transtornos de ansiedade, abuso ou dependência de álcool, história de transtorno mental na família e desemprego.

Dados semelhantes são também encontrados em países em desenvolvimento, como Israel, Ilhas Fiji e Índia. “Os transtornos mentais são importantes na compreensão do comportamento suicida, contudo, estes transtornos e as tentativas de suicídio podem ser conseqüências do contexto socioeconômico, gerando a necessidade de desenvolvimento de políticas e ações públicas que reduzam o desemprego e melhorem a educação, além do acesso efetivo aos tratamentos dos transtornos mentais”, afirma Simone.