• Edição 145
  • 25 de setembro de 2008

Cidade Universitária

Educação Física promove III Volta da UFRJ

Luana Freitas

Unir esporte e lazer. Este é o objetivo da III Volta da UFRJ – Corrida Rústica, que acontece no próximo dia 16 de novembro. A corrida, promovida pela Coordenação de Extensão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ), este ano, faz parte das comemorações dos 200 anos do Banco do Brasil e deve receber cerca de mil participantes.  

Segundo Armando de Oliveira, coordenador de extensão da EEFD, a Volta da UFRJ surgiu como um exercício acadêmico voltado não apenas para alunos de Educação Física, mas para estudantes de outros cursos. Oliveira revela ainda que a Coordenação pretende realizar a corrida anualmente, integrando o evento ao calendário oficial da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FARJ).

Desde as edições anteriores, a competição vem gerando resultados positivos não apenas para o corpo acadêmico, como também para a sociedade. Além das melhorias realizadas no Centro Integrado de Atividade Física (CIAF), foram implantados projetos que visam estimular a prática esportiva e integrar a comunidade da UFRJ, como, por exemplo, o programa “Movimenta Fundão”, do qual a corrida faz parte. “O Movimenta Fundão objetiva motivar os alunos, funcionários e professores da universidade para a prática da atividade física regular, sob uma perspectiva da saúde e também da troca de experiências”, explica Oliveira.

O professor acrescenta que, dentro do projeto, existe a proposta de instalação de um programa esportivo específico para funcionários e professores do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE-UFRJ). Ele destaca ainda que a importância da corrida está também nos benefícios trazidos para a saúde e na valorização da Cidade Universitária como espaço de prática esportiva.

– A corrida ajuda a valorizar o campus como uma área excelente voltada para a atividade esportiva, de lazer e recreação. Além disso, é uma atividade de saúde e de encontro. Com a corrida, abrimos um leque de relacionamentos com estruturas da própria universidade, com empresas e também com setores de fora da universidade, como federações esportivas –, ressalta Oliveira.

A III Volta da UFRJ acontece às 8 horas, no campus da Cidade Universitária, e será disputada na distância de 10 km. Além das categorias etárias e por sexo, a corrida inclui modalidades especiais para a comunidade interna da UFRJ e para funcionários do Banco do Brasil. Os três primeiros colocados recebem medalhas e os demais inscritos, placas de participação. Os interessados podem se inscrever na Coordenação de Extensão, sala 216, na Escola de Educação Física e Desportos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2562-6806 ou através do e-mail voltadaufrj@ufrj.br.