• Edição 144
  • 18 de setembro de 2008

Agenda

Até 20 de setembro

Inscrições para Encontro CCS

Foi prorrogado até o dia 20 de setembro o prazo de inscrição de trabalhos para o Encontro Saúde e Educação para a Cidadania 2008, promovido pela Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS), através da sua Coordenação de Extensão. O evento, realizado com apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) e do Banco do Brasil, acontece de 7 a 11 de outubro. Tem como objetivo manter e consolidar o intercâmbio com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, trabalhando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade Saúde e Educação, junto à educação básica.

Esse ano, a coordenação de extensão do CCS inaugura o Salão de Extensão da UFRJ com o intuito de fortalecer o trabalho de todas as extensões do Centro. As inscrições de trabalhos podem ser feitas no endereço eletrônico: www.ccs.ufrj.br/encontroextensao2008.


20 de setembro

XVII Congresso Mundial de Epidemiologia

Acontece de 20 a 24 de setembro o XVII Congresso Mundial de Epidemiologia, na cidade de Porto Alegre. O tema deste ano é a “A Epidemiologia na Construção da Saúde para Todos: Métodos para um Mundo em Transformação”, dentre os tópicos abordados estão “A iminência de novas pandemias” e “Mudanças ambientais e saúde populacional”.

O evento conta com estandes, apresentações de trabalhos científicos, cursos e simpósios. O congresso acontece no Salão de Convenções da Fiergs, localizado na av. Assis Brasil, 8787. Mais informações e inscrições pelo site: http://www.epi2008.com.br.


22 de setembro

Inscrições para residência médica no Fundão

As inscrições para o concurso de residência médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), já podem ser efetuadas  a partir do próximo dia 22 de setembro, das 9h às 17h, no próprio HUCFF. O prazo se encerra na sexta-feira da mesma semana, dia 26.

Para quem ainda não concluiu o curso médico, é necessário apresentar declaração oficial que comprove frequência na graduação. Os candidatos já graduados devem apresentar o original e cópia da Carteira de Inscrição no Conselho Regional de Medicina.

O concurso que abre oprotunidade para diversas áreas da saúde, será dividido em duas fases. Na primeira, que ocorre no dia 25 de outubro, os estudantes serão submetidos a provas teóricas, discursivas ou objetivas, dependendo da área de atuação. Os candidatos que obtiverem as melhores pontuações serão selecionados para a segunda etapa que se realiza através de provas práticas, entre os dias 16 e 28 de outubro. Os aprovados começam a residência no dia 1º de fevereiro de 2009, após passarem por treinamento de rotinas básicas do Hospital, ao longo do mês de janeiro.

Mais informações e formulário para inscrição, pelo site: www.residencia.ufrj.br.


23 de setembro

II Simpósio de Oncobiologia

Ocorre nos dias 23 e 24 de setembro o II Simpósio do Programa de Oncobiologia. O evento conta com a participação de dois convidados: Verjovski-Almeida, do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo, e Ricardo Brentani, diretor do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre Câncer de São Paulo.

O Simpósio acontece no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Bloco K, Centro de Ciências da Saúde, no campus do Fundão. Mais informações no site: http://www.icb.ufrj.br.


24 de setembro

Simpósio Nacional em Saúde e Enfermagem

Acontece entre os dias 22 e 24 de setembro, o 3° Simpósio Nacional: “O Cuidar em Saúde e Enfermagem – ENFCUIDAR 2008”, que busca atrair profissionais, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de enfermagem e saúde.

O simpósio promovido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), busca a comunicação científica desenvolvida por profissionais e estudantes, discutindo as concepções teóricas que orientam as práticas do cuidar, educar e pesquisar em saúde e enfermagem. Pretende também refletir sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) orientada por concepções teórico-filosóficas enfocando a autonomia do enfermeiro e sua capacitação para desenvolver a SAE. Além disso, buscar um intercâmbio científico e cultural entre a comunidade acadêmica das Instituições de Ensino e Saúde.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 2587-6335 ou do site: http://paginas.terra.com.br/saude/tresenfcuidar.


Até 24 de setembro

XII Semana de Biologia UFRJ 2008

Até o dia 24 de setembro estão abertas as inscrições para a Biosemana, XII Semana de Biologia UFRJ 2008, que ocorre de 29 de setembro a 3 de outubro. O evento tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências na área acadêmico-científica, educacional e de extensão, através de metodologias diversificadas, desenvolvidas e aplicadas pelos próprios alunos. A edição deste ano está inserida na comemoração dos 40 anos do Instituto de Biologia da UFRJ.

O encontro conta com palestras, mesas redondas e mini-cursos. Dentre os temas discutidos, “Educação Ambiental no Brasil” e “Biotecnologia Vegetal”. A Biosemana é realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão. Mais informações e inscrições no site: http://www.biologia.ufrj.br/biosemana.


25 de setembro

Jornada Paulista de Patologia do Quadril

Acontece entre os próximos dias 25 e 27 de setembro em Ribeirão Preto a XII JOPPAQ, Jornada Paulista de Patologia do Quadril. O encontro é considerado um dos mais importantes eventos voltados para a cirurgia de quadril do Brasil.

São três dias de imersão científica divididas em conferências, cursos teóricos, práticos e painéis coordenados por especialistas, enfocando os avanços nos procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias de navegação, artroplastias, enxertias e implantes. Almeja também traçar um comparativo entre as novas técnicas cirúrgicas e os métodos tradicionais, avaliando falhas, qualidade dos materiais e desfechos clínicos.

A jornada ocorre no Hotel JP, localizado na via Anhanguera, km 306,5, Ribeirão Preto, São Paulo. Mais informações no site: http://www.vsfutura.com.br/joppaqribeirao.


30 de setembro

IV Atualidades em Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ (FM) realiza, no próximo dia 30 de setembro, a quarta edição do Atualidades em Fonoaudiologia, evento que reúne professores e alunos para discutir temas relevantes da profissão. A programação desse ano conta com debates sobre efeitos do estresse na voz, fonoaudiologia empresarial, entre outros.

O encontro ocorre a partir das 8h no auditório Alice Rosa, que fica no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na ilha da Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas no Centro Acadêmico de Fonoaudiologia, localizado no Centro de Ciências da Saúde, também na ilha. Os participantes recebem, ao término do evento, certificados de participação.


Até 1º de outubro

Aperfeiçoamento em Ciências

Estão abertas até o dia 1° de outubro as inscrições para o curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências e Biologia, pré-requisito para o Curso de Especialização do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ. O programa tem duração de um ano e recebe profissionais com formação em todas as áreas do conhecimento, com ênfase nas ciências da vida. O curso pretende possibilitar aos profissionais o acesso à produção científica atualizada e a discussões pedagógicas fundamentais à prática docente.

A inscrição pode ser realizada de segunda a sexta, das 10h às 16h, na secretaria do curso, localizada na rua Rodolpho Paulo Rocco, 400, Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco B, sala 39, ilha da Cidade Universitária, campus do Fundão. Também serão aceitas inscrições pelo correio. Mais informações pelo site: www.emformacao.bioqmed.ufrj.br.