• Edição 144
  • 18 de setembro de 2008

Cidade Universitária

UFRJ e Detran fazem campanha educativa e instalam termômetro de acidentes



Marcio Castilho

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), promove nesta sexta-feira, dia 19, uma série de ações educativas de trânsito no campus do Fundão. As atividades vão se concentrar na avenida Horácio Macedo, em frente ao prédio da Reitoria, onde agentes do Detran iniciam, a partir das 13h, abordagem com estudantes sobre prevenção ao álcool no trânsito. O músico Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas Roque Clube, e Laísa de Sousa, uma das vítimas de acidente de trânsito no Rio, também participam da campanha.

No mesmo dia, a Prefeitura da Cidade Universitária e o Detran inauguram na praça Edson Abdalla Saad, próxima ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o termômetro de acidentes, um totem de dez metros de altura indicando a média mensal de vítimas fatais de acidente de trânsito em todo o Estado. As ações têm foco educativo, fazem parte da campanha “Pé no freio” e ocorrem durante a Semana Nacional de Segurança do Trânsito.

Pulseiras

A distribuição das pulseiras faz parte do projeto do Detran “Tarde de responsa”. As de cor vermelha serão entregues aos motoristas que ingeriram bebida alcoólica e, portanto, não devem dirigir. Já os freqüentadores que não consumiram cerveja receberão pulseiras verdes. Ao mesmo tempo, está programada uma apresentação de vídeo retratando as consequências da irresponsabilidade no trânsito. A jovem Laísa de Sousa, vítima de um acidente de carro, conversará pessoalmente com os estudantes. O músico Tico Santa Cruz, que vem desenvolvendo um trabalho social ativo pelo movimento “Voluntários da Pátria” , também participa dessa abordagem. As ações devem se estender até o final da tarde.

Termômetro

O medidor de acidentes ficará instalado na praça Edson Abdalla Saad, uma das áreas de maior movimentação de veículos dentro do campus. O Detran atualizará as informações fornecendo a média mensal de vítimas fatais de trânsito no Rio de Janeiro. Thiago Vianna, coordenador de projetos sócio-educativos do Detran, explica que a instalação do termômetro no Fundão faz parte de um projeto-piloto que poderá ser implantado em todo o Estado.

– O termômetro vai verificar o estado do trânsito, se ele está doente ou sadio. É um projeto pioneiro no Brasil. A universidade abraçou a idéia. O campus foi escolhido também porque concentra grande número de estudantes, funcionários e formadores de opinião – afirma Vianna.