• Edição 140
  • 21 de agosto de 2008

Saúde em Foco

Cientistas fabricam gordura 'boa' para se livrar da 'má'



Gordura marrom serve para aquecer e pode ser transformada em músculo.
Pesquisadores acreditam que podem conseguir fazê-la substituir a forma branca.

G1

Cientistas descobriram como induzir o surgimento da gordura “boa” (aquela que serve para nos aquecer), o que pode nos ajudar a se livrar da gordura “má” (aquela que serve como depósito de energia e que requer muito exercício para ir embora). E mais a versão 'boazinha' pode ser transformada facilmente em músculos. A pesquisa foi publicada na revista científica britânica “Nature” desta semana.

A gordura “boa” é de cor marrom e é especialmente importante nos bebês. Nos adultos, ela se reduz a níveis mínimos. Sua principal função é gerar calor e, por isso mesmo, ela é fácil de ser queimada. A gordura “má”, a branca, funciona como um “tanque de combustível extra” do organismo, para casos de emergência. Sempre que consumimos mais energia, pela comida, do que gastamos, o corpo cria esse tipo de gordura. E o único jeito de queimá-la é, portanto, gastando mais energia do que se consome.

Agora, duas equipes diferentes de cientistas conseguiram criar células de gordura marrom. A primeira, do Centro de Diabetes Joslin, a partir de uma proteína que também promove o crescimento ósseo. A segunda, do Instituto do Câncer Dana-Farber, com a ajuda de um “gatilho” molecular.

Segundo os pesquisadores, embora a gordura boa praticamente desapareça no organismo adulto, ele ainda preserva alguns precursores dessas células. Se o corpo conseguir produzir esse tipo, ele pode substituir a forma má. O resultado? Você pode até acumular gordura, mas ela vai ser fácil de queimar -- e mais, pode ser transformada em músculos.

Os resultados surpreenderam os cientistas porque revelaram que a gordura marrom é completamente diferente da gordura branca. Na prática, ela é mais parecida com um músculo. E da mesma forma que eles conseguem criar essas células, eles podem facilmente transformá-las em músculos.

Os especialistas afirmam, no entanto, que não se pode ficar sentado esperando enquanto esse sonho de uma maneira fácil de se livrar dos quilinhos a mais não chega. Por enquanto, a única maneira de manter a forma e a saúde é manter uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente.

 

G1, 21 de agosto, Editoria Ciência e Saúde

Link original: Clique aqui