• Edição 140
  • 21 de agosto de 2008

Argumento

Decania do CCS promove Salão de Extensão

Heryka Cilaberry e Luana Freitas

Produzir conhecimento e transformar a realidade. Este é o principal objetivo do Salão de Extensão CCS 2008, entre os dias 7 e 10 de outubro, sobre a “Formação de Professores e Saúde visando à apresentação de trabalhos que estejam contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica”. O evento, promovido pela Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, divulga os trabalhos de alunos de graduação na Saúde para promover o intercâmbio de experiências.

Florence de Faria Brasil Vianna, coordenadora substituta de Extensão, acredita que o programa está entre uma das principais funções da universidade e deve, desse modo, fomentar diálogos tanto internos, quanto externos. “O que nós realmente acreditamos ser o trabalho de extensão é uma ligação da comunidade com a universidade, sem nenhuma outra demarcação”, esclarece a coordenadora.

Para Florence, é fundamental que as pessoas compreendam a universidade como um espaço público, promovendo o engajamento nas atividades de extensão. “Durante muito tempo, acreditou-se que fazer extensão era algo muito operacional, muito prático, no sentido do senso comum. Hoje já existem metodologias muito mais participativas, onde a comunidade constrói junto com a universidade os caminhos desse trabalho”, completa.

A coordenadora destaca que os projetos desenvolvidos visam contribuir para a melhoria do ensino básico. Para tanto, este ano, serão apresentadas atividades auxiliares na formação de professores da Educação Básica. “A saúde é uma tema transversal na educação básica. Então, como um professor de educação básica pode fazer uma abordagem com a qual não consegue fazer uma ligação permanente? Ele não é especialista da saúde. O especialista de saúde está aqui”, conclui Florence.

Além da exposição de trabalhos, o evento conta ainda com debate entre coordenadores, que discutem metodologias de extensão, com um encontro de Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e com a apresentação da Cia. Dança Contemporânea, coordenada por Patrícia Pereira. Alunos de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos administrativos que participaram de projetos e programas de Extensão em 2007 e 2008 podem inscrever seus trabalhos até 11 de setembro.