• Edição 140
  • 21 de agosto de 2008

Cidade Universitária

Sonorizadores auxiliam no controle da velocidade

Marcello Henrique Corrêa

A campanha “Pé no Freio” da Cidade Universitária segue a toda velocidade para a diminuição de acidentes. Depois da aprovação do “acidentômetro”, instrumento para medir o número de acidentes no campus, a nova medida pretende diminuir a velocidade dos carros mais apressados com a instalação de sonorizadores em pontos estratégicos. interferindo mais diretamente na velocidade dos carros. Os sonorizadores, também conhecidos como bandas rugosas, são capazes de alertar o motorista a diminuir a velocidade pelo ruído e o efeito vibratório provocados ao passar pelo dispositivo, ambos os alertas bastante perceptíveis pelo motorista.

A implantação desses dispositivos foi a medida mais recente da prefeitura. Foram instalados, há duas semanas, sonorizadores na esquina entre as avenidas Rodolpho Paulo Rocco com a Renato Caldas, próximas ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Segundo o prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos, esta parte do projeto é referente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). A expectativa é de que o número de acidentes seja reduzido, mas a Prefeitura ainda não tem nenhum levantamento estatístico dos resultados da campanha, ainda no início.

Para Hélio, os redutores de velocidade não devem interferir nos problemas do trânsito na saída do Fundão, já complexo nos horários de pico. “A redução da velocidade não terá relação com o engarrafamento, porque os motivos do engarrafamento são externos à ilha da Cidade Universitária. As linhas Vermelha e Amarela ficam engarrafadas, depois, sim, as obstruções chegam até nossas ruas e avenidas”, comenta Hélio.

Além dos sonorizadores, uma sinalização horizontal foi pintada nos mesmos pontos. A expectativa é de que a rua mais bem sinalizada possa ter menos acidentes. Mais longe do CCS, outras medidas também estão sendo feitas. O próximo passo da Prefeitura é instalar um semáforo, que já foi adquirido, em frente ao prédio da Reitoria, na avenida Pedro Calmon. Segundo o prefeito, o semáforo deve ser instalado até o final desse mês.