• Edição 138
  • 7 de agosto de 2008

Agenda

11 de agosto

X Semana de Biomedicina

Ocorre de 11 a 15 de agosto a X Semana de Biomedicina da UFRJ, destinada a estudantes de nível médio ou superior e interessados na área de Ciências da Saúde. O evento tem como objetivo oferecer uma visão abrangente do cenário atual das Biociências, contando, para isso, com cientistas e pesquisadores tanto da UFRJ quanto de outras instituições de prestígio nacional.

O encontro é organizado pelos alunos do curso de Biomedicina, e acontece no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), localizado no campus do Fundão.

Para mais informações e procedimentos necessários na inscrição basta acessar a página: http://acd.ufrj.br/biomedicina/semana.

 

Aula Inaugural de Dermatologia

Com o tema “Aprendendo com as dificuldades”, acontece, no próximo dia 11, a Aula Inaugural de Dermatologia, ministrada pelo professor Celso Sodré, membro da Liga Acadêmica de Dermatologia.

A Aula ocorre às 12 horas, no auditório Halley Pacheco, localizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na ilha da Cidade Universitária, 8º andar.

 

Semana de prevenção de acidentes no trabalho

A Assessoria de Sistemas da Qualidade do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (ASQ) – em parceria com a Fundação Coppetec e o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) – promove, neste mês de agosto, a terceira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (III Sipat).

De acordo com o tema escolhido para este ano, o evento propõe mostrar que “os princípios do atendimento de emergência podem salvar uma vida”. A Semana acontece entre os dias 11 e 15 no auditório da Coppe (G-122), Centro de Tecnologia – ilha da Cidade Universitária. A abertura começa às 9h30.


14 de agosto

Aula Inaugural da Nutrição

Acontece, dia 14, a Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Nutrição, sobre o tema “O artigo científico é uma mercadoria acadêmica”. O evento conta com a participação do palestrante Luís David Castiel, professor Titular da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ e editor associado do periódico “Cadernos de Saúde Pública”, e visa discutir assuntos como a pressão pela produção científica, a maneira mercadológica como o artigo científico vem sendo tratado, dentre outras temáticas de relevância atual.

A conferência ocorre às 10 horas, no auditório Hélio Fraga, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco K, 2º andar, no campus do Fundão.


19 de agosto

Imagem: documento e informação

O Laboratório de Vídeo do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) da UFRJ realiza dias 19, 20 e 21 de agosto o seu segundo seminário Imagem: documento e informação.

O evento conta com cinco mesas, tais como A fotografia como narrativa e o cinema como memória: aspectos informacionais, com Miriam Manini, da Universidade de Brasília (UnB); O acervo de fotografias da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ, com Diana Maul, da FM-UFRJ; Arquivo de imagens às vésperas da computação nas nuvens, com Delfim Pereira Lopes, do Centro de Documentação (Cedoc) da TV Globo; e Documentários em Saúde dirigidos por Humberto Mauro, com Alice Ferry de Morais, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Informações pelos telefones 2562-6359, 2562-6360 ou pelo e-mail vídeo@nutes.ufrj.br.


23 de agosto

Curso de Fisioterapia Respiratória em UTI para Fonoaudiólogos

 

Nos dias 23 e 24 deste mês, acontece no Hotel Debret, em Copacabana, o Curso de Fisioterapia Respiratória em UTI para Fonoaudiólogos. O curso, pretende aprofundar conhecimentos em fisiologia respiratória, ventilação não-invasiva e ventilação mecânica invasiva, principalmente no que diz respeito às intervenções hospitalares em UTI.

O Hotel Debret fica na avenida Atlântica, número 3.564, em Copacabana, Rio de Janeiro.

 


Até 10 de setembro

Inscrições para o Prêmio Saúde 2008

Com o objetivo de estimular os melhores trabalhos e iniciativas em prol da qualidade de vida do brasileiro, estão abertas, até o dia 10 de setembro, as inscrições para o Prêmio Saúde 2008, promovido pela Revista Saúde e Editora Abril. O Prêmio é voltado para profissionais da área da saúde, que podem inscrever seus projetos em uma das sete categorias: Saúde do Coração, Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Mental e Emocional, Saúde e Prevenção e Saúde da Pele.

Para participar, é necessário preencher um cadastro com as principais informações do trabalho no site  www.premiosaude.com.br. A cerimônia de premiação acontece dia 25 de novembro, em São Paulo.