• Edição 137
  • 31 de julho de 2008

Notícias da Semana

Conferência sobre doença de Chagas

Cília Monteiro

Ocorreu no dia 30 de julho a conferência “Doença de Chagas, o Sistema Imunológico como Possível Deflagrador de Arritmias Ventriculares”, promovida pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da UFRJ. O evento aconteceu no anfiteatro da Biofísica e contou com a participação de Emiliano Horácio Medei, pesquisador do Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular do IBCCF.

A conferência abordou detalhes sobre os mecanismos do coração, e o que pode acontecer no organismo do portador da doença de Chagas. “Esta é uma enfermidade infecciosa, que afeta aproximadamente 18 milhões de pessoas e, no Brasil, existem mais de oito milhões de infectados. No nosso laboratório estamos estudando os efeitos arritmogênicos do soro desses pacientes e queremos observar se a presença deste soro pode gerar algum tipo de arritmia neles”, relata Emiliano Medei.

Além das análises feitas, Medei também divulgou novos projetos que pretende realizar na UFRJ. “Um dos projetos que estamos tentando desenvolver é o de células-tronco embrionárias, queremos caracterizá-las e trabalhar a partir delas. São células-tronco de camundongos e nosso objetivo é descobrir se existe a possibilidade da utilização de células-tronco humanas. Queremos adquirir uma vasta experiência para trabalhar nesse assunto e, dessa forma, podermos evoluir dentro do tratamento de terapia celular”, conclui Emiliano.