• Edição 135
  • 17 de julho de 2008

Saúde em Foco

Miscigenação e leis da genética explicam filhos de mesmos pais com cor diferente



Pais mestiços podem legar a filhos tanto DNA para pele clara quanto para pele escura.
Coloração é determinada por ação conjunta de vários genes, com muitas permutações.


Reinaldo José Lopes

O nascimento de irmãos gêmeos com cores de pele diferentes na Alemanha -- um dos bebês é branco, enquanto o outro é negro -- surpreendeu o mundo nesta quarta-feira (16). Trata-se de um acontecimento raro, mas não tem nada de miraculoso -- e não é nem preciso duvidar da fidelidade da mãe ao marido para explicar o que acontece.

A informação crucial, na maioria dos casos, é que pelo menos um dos membros do casal tem herança racial mista. Os gêmeos alemães têm pai de origem germânica e mãe que nasceu em Gana, na África Ocidental. A região foi um dos centros do mercado escravista africano na era colonial, o que torna muito provável a presença de genes europeus no DNA da mãe. Como a cor da pele entre seres humanos é determinada por um conjunto de quatro a seis genes diferentes, casais mestiços podem, com uma bela dose de sorte, gerar bebês muito diferentes entre si.

Tinta misturada

Esses vários genes contêm a receita para a produção de melanina, a "tinta" bioquímica que dá cor à pele humana. Cada um deles induz a produção de tipos ligeiramente diferentes de melanina, uns ligados a pessoas de pele mais clara, outros a pessoas de pele mais escura. Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária. Mas, em seu DNA, o bebê tem ambos os tipos de gene.

Assim, a mãe poderia passar a seus filhos tanto genes para pele clara quanto os para pele escura. Aí é que vem o acaso: quando produziu seus óvulos, ela deve ter passado para um deles apenas as cópias ligadas à pele clara; já o outro óvulo "ganhou" apenas as cópias de genes para pele escura. Assim, um dos bebês nasceu mulato (por causa da ação dos genes para pele clara do marido), enquanto o outro tem aparência de branco.

 

G1, 17 de julho, Editoria Ciência e Saúde

Link original: Clique aqui