• Edição 135
  • 17 de julho de 2008

Cidade Universitária

UFRJ ganha acidentômetro

Miriam Paço - AgN/CT

Diante do aumento do número de acidentes que vem ocorrendo no campus da ilha da Cidade Universitária, a Escola Politécnica (Poli) da UFRJ em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) desenvolveu o programa “Pé no Freio”, com lançamento previsto para agosto. O projeto voltado principalmente aos motoristas que circulam pelo campus inclui, entre outras coisas, o acidentômetro. Um outdoor vertical de 10 metros de altura feito de lona e que marca o nível de acidentes ocorridos não apenas no Fundão, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro através de uma fita adesiva vermelha. Segundo informou Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária, o monitoramento e execução do projeto estão a cargo da equipe do Detran, responsável pela atualização mensal das estatísticas. “A Prefeitura universitária apenas atuou na elaboração do ’Pé no Freio’ e na indicação do melhor local para instalação do outdoor”, declarou.

Segundo Eva Vider, professora do Departamento de Transportes da Poli e coordenadora do projeto, a idéia de criar o programa surgiu da presença maciça na Universidade de estudantes entre 18 e 29 anos, faixa etária que reúne as principais vítimas de acidentes de trânsito. “Estamos querendo trabalhar na parte de educação, de conscientização dos alunos. Não porque na UFRJ ocorram muitos acidentes, em comparação com o que ocorre nas ruas do Rio, mas porque é o local que reúne um grande número de jovens e o que eles aprendem aqui podem levar para fora.”

Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre as necessidades em se respeitar as regras de trânsito inclusive em locais fechados, reduzir o número de acidentes envolvendo alunos, a idéia de criar o programa surgiu no início do ano letivo, na semana de palestras organizadas pelos alunos do Grêmio da Escola Politécnica, de acordo com a coordenadora do projeto: “Dentre as atividades fornecidas na semana dos calouros, eu sugeri que fosse feita uma palestra sobre segurança no trânsito, considerando o fato de que os alunos que entram para a universidade ou já tem carteira de motorista e ganham um carro, ou estão prestes a tirar. Durante a palestra, foram distribuídos panfletos fornecidos pelo DETRAN que mais tarde me ofereceu um outdoor. A partir disso, conversei com o professor Ericksson Rocha, diretor da Poli, e chegamos à conclusão de criar um projeto nessa área. Procuramos a prefeitura universitária e eles aprovaram a idéia”, esclarece Eva.

Projeto

O programa inclui a utilização de cartazes espalhados pelo campus, distribuição de pacotes de segurança aos motoristas, exposição de cartoons sobre trânsito nos saguões das unidades (total de 23 desenhos), elaboração de vídeos e matérias de ação para serem veiculadas no canal universitário em parceria com a Escola de Comunicação, exibição de multimídias atualizadas com estatísticas de acidentes, uso de imagens reais dos acidentes ocorridos e palestras com as próprias vítimas dos acidentes de trânsito a partir do segundo semestre.

Na entrada da Prefeitura são colocados outdoors luminosos cujos dizeres fazem referência aos cursos oferecidos pela universidade, tais como “Seu sonho era ser arquiteto, seu projeto desmoronou na chopada dos calouros. Se beber não dirija”. As frases são criadas pelo Detran e por alunos da UFRJ e são renovadas semanalmente ou quinzenalmente. Além disso, ao lado dos outdoors será fixado um termômetro de acidentes, chamado acidentômetro. De acordo com a professora Eva Vider, a escolha da localidade se baseou no acesso dos motoristas ao campus. “Um ponto importante na implementação é a escolha do local. A Prefeitura é um lugar bastante visível para todos que entram na cidade universitária.”