• Edição 134
  • 10 de julho de 2008

Agenda

Em breve - Restaurante Universitário

O sistema de alimentação da UFRJ ganha reforço com a inauguração do Restaurante Universitário, prevista para o início do 2º semestre letivo. Para ter acesso ao “bandejão”, é obrigatória a apresentação da Carteira de Estudante UFRJ, com a foto constando no Sistema Siga com data de validade dentro do prazo. É importante que os interessados adicionem sua foto no Siga.


15 de julho

Oficina de Saúde Vocal

Durante todas as terças-feiras dos dias 15 de julho a 19 de agosto, acontece, na UFRJ, a Oficina de Saúde Vocal, que objetiva a promoção da saúde da voz de licenciandos e professores.

O projeto é uma parceria entre os cursos de Fonoaudiologia, Instituto de Saúde Coletiva e Pró-reitoria de Extensão e acontece na Escola de Educação Física e Desportos, sala 314, Fundão de 13h a 15h30. 

Mais informações através do e-mail: projetolicenciandos@yahoo.com.br


19 de julho

Oficina de Relatórios e Documentação Fonoaudiológica

REFERÊNCIA, Centro Interdisciplinar de Aperfeiçoamento, abriu inscrições para a Oficina de Relatórios e Documentação Fonoaudiológica que ocorre no dia 19 de julho de 9h a 14h30.

O objetivo da oficina é a capacitação de fonoaudiólogos para a redação de relatórios, pareceres, registros de prontuários entre outros documentos, de forma a garantir a melhor comunicação desses com convênios médicos, hospitais e outros profissionais da saúde.

O curso acontece no Colégio Batista Shepard, na rua José Higino 416, Tijuca. As inscrições podem ser realizadas através do site: www.referenciabrasil.com.br.


Até 20 de julho

II Simpósio Nacional de Coleções Científicas

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Nacional de Coleções Científicas, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). O evento conta com um amplo debate entre especialistas sobre a importância, os principais desafios e as perspectivas para a área no país.

Políticas públicas para a pesquisa em biodiversidade brasileira, capacitação de curadores e estratégias de divulgação de coleções científicas são alguns dos temas. Esta é a segunda vez que o IOC lidera a iniciativa de um encontro sobre coleções científicas de nível nacional.

O Simpósio acontece de 23 a 25 de setembro, no auditório da Sede do Museu da Vida, campus da Fiocruz. As inscrições vão até 20 de julho. Mais informações: www.ioc.fiocruz.br/simposiocolecoes.


24 de julho

NPPN organiza conferência internacional

Entre os dias 24 e 29 de julho, o Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais (NPPN) organiza a “5th International Conference on Coutercurrent Chromatography”. O evento será composto por mini-cursos, fóruns, painéis e apresentações orais de trabalhos científicos que envolvam o tema cromatografia. Também chamada de CCC, a cromatografia contra-corrente é uma técnica de separação de substâncias por partição líquido-líquido, que se caracteriza pela maior versatilidade, rapidez e eficiência em relação aos processos utilizados anteriormente.

A conferência de abertura, “Countercurrent Chromatography: From Precedents to Now and Beyond” será ministrada por Walter Conway, da State University of New York em Buffalo. A programação acontece no Hotel Pestana, em Copacabana (avenida Atlântica, 2964). Mais informações podem ser obtidas no website do evento http://www.ccc2008.org/index.html.


Até 8 de agosto

Curso de extensão no Instituto de Psicologia

Até o dia 8 de agosto estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Os Desafios da Juventude no Mundo Atual", promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) do Instituto de Psicologia da UFRJ.

O curso destina-se a profissionais de várias áreas, como saúde, educação e direito, com ou sem formação universitária, que trabalhem junto a jovens. A duração é de quatro meses, com encontros semanais nas quintas-feiras e início no dia 21 de agosto.

As inscrições podem ser feitas no NIPIAC, de terças a quintas, das 9 às 16 horas, ou pelo correio, com envio da documentação solicitada e a ficha de inscrição preenchida, disponíveis no site www.psicologia.ufrj.br/nipiac.

O endereço do NIPIAC do Instituto de Psicologia: avenida Pasteur, 250, 2º andar, Praia Vermelha. Contato através do email nipiac@psicologia.ufrj.br ou pelo telefone: 2295-3208.