• Edição 133
  • 03 de julho de 2008

Saúde em Foco

Campanha quer vacinar 62 milhões contra rubéola

Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Saúde está preparando uma campanha de vacinação de grande dimensão para conter o avanço da rubéola no país. A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola começa no dia 9 de agosto e pretende vacinar 62 milhões de pessoas durante cinco semanas.

Segundo o ministério, essa será a maior campanha de imunização já realizada no mundo. A segunda maior foi em 1992, quando o Brasil vacinou 52 milhões de crianças e adolescentes contra o sarampo.

A imunização será feita com a aplicação da vacina dupla viral (contra o sarampo e a rubéola) em homens e mulheres entre 20 e 39 anos de idade e por meio da vacina tríplice viral (contra o sarampo, a caxumba e a rubéola) em indivíduos entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, além de toda população indígena que vive em aldeias.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ação está dentro do compromisso firmado pelos países das Américas durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) de eliminar até 2010 a rubéola e a síndrome da rubéola congênita (SRC) que pode causar aborto ou malformações no bebê.

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que pode até matar. O ministério já enviou para os estados e os municípios o plano de ação da campanha, assim como o manual técnico-operacional.

 

O Dia Online , 30 de junho, Editoria Ciência e Saúde

Link original: Clique aqui