• Edição 133
  • 03 de julho de 2008

Microscópio

Saúde, diversão e dança

Priscila Biancovilli

No seu intervalo de almoço do trabalho ou da faculdade, que tal aproveitar para dançar um pouco? Esta é a proposta do “Comunidança”, projeto iniciado em 2005 pelo departamento de Dança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), que visa despertar nos estudantes da instituição e na comunidade em geral a vontade de manter o corpo em movimento, em aulas leves e divertidas.

– O ‘Comunidança’ começou como um projeto-piloto em 2005, com aulas apenas de forró. Percebemos que muitas pessoas dentro da universidade tinham o desejo de fazer aulas de dança, mas não havia opções –, explica Frank Wilson, professor da EEFD e um dos coordenadores do projeto. Dez anos atrás, antes das reformas curriculares na universidade, havia uma disciplina chamada “Desportiva”, obrigatória a todos os alunos da UFRJ. Dentro desta matéria, os estudantes podiam optar por diversas atividades físicas, entre elas a dança. Após as alterações acadêmicas na universidade, esta disciplina foi extinta, e alunos de outros cursos perderam esta oportunidade.

A demanda por aulas de dança na universidade, foi percebida pelos professores Frank Wilson, Katya Gualter e Rosane Tardim que resolveram elaborar um novo projeto, com o objetivo de atender à comunidade externa e ao corpo social da UFRJ. “Após o primeiro semestre de 2005, em que havia aulas apenas de forró, foram agregadas novas danças a cada período, sempre com um número crescente de alunos e monitores interessados”, comemora Frank.

Em 2007, o “Comunidança” foi aceito como Projeto de Extensão da UFRJ, aprovado para PR-5. Atualmente, dos vinte monitores que participam do projeto, apenas três recebem bolsas de extensão. A expectativa, porém, é que esse número cresça com o tempo.

Organização

Além dos professores que estão à frente do projeto e o representam oficialmente, o “Comunidança” também é gerido pelos alunos-monitores. Existe liberdade para a experimentação de processos novos e estruturas diferentes, testando o que pode ou não dar certo. “Por exemplo, sempre buscamos inovar no momento da inscrição nos cursos. Como não cobramos nada, a cada período pedimos a doação de alguma coisa, como alimentos, brinquedos, livros e agasalhos, entre outros”, afirma Arthur Trindade, aluno do 9º período do bacharelado em Dança e monitor do projeto desde 2005. Além disso, o “Comunidança” conta como estágio para os alunos dos últimos períodos deste curso.

Aproximadamente 80% dos participantes são alunos da UFRJ. “Nosso levantamento mostrou que a maior parte dos nossos alunos, por incrível que pareça, é de Ciências da Computação”, diz Arthur. Este fato suscita uma curiosidade. Afinal, o que levaria alunos deste curso a buscarem aulas de dança? “Em uma enquete, percebemos que a maioria das pessoas se inscreve no ‘Comunidança’ por lazer. Existe mesmo esse viés muito forte de diversão, movimento e socialização. Alunos de mais de 40 cursos diferentes participam do nosso projeto, algo bastante positivo”, afirma o estudante.

O crescimento do grupo permitiu sua expansão para além das salas de aula. Os alunos do projeto já se apresentaram em eventos como o “UFRJ Mar”, em Cabo Frio, e na Festa Junina da UFRJ, no campus da Praia Vermelha.

Inscrições

O projeto funciona sempre entre 12h e 13h, na EEFD, no campus do Fundão, com atividades distribuídas duas vezes por semana. São oferecidas aulas de forró, salsa, zouk, dança do ventre, samba, sapateado e dança afro.

As inscrições acontecem no início de cada período, em março e agosto. Caso o aluno cumpra devidamente a freqüência nas aulas, passa para o nível seguinte, acompanhando a metodologia elaborada pelos alunos-monitores e pelos coordenadores. “Atualmente, a turma mais procurada é o forró, que existe desde o início do projeto. A dança do ventre também pode ser considerada de grande sucesso, pois a turma costuma lotar em menos de duas horas após a abertura das inscrições”, avisa o estudante.

A matrícula para o “Comunidança” acontece no prédio da Escola de Educação Física e Desportos (ilha da Cidade Universitária, em frente ao prédio do Centro de Ciências da Saúde), de forma gratuita e por ordem de chegada. Os alunos devem levar para doação aquilo que for proposto no semestre. É possível se inscrever em mais de uma modalidade, caso o horário não seja coincidente. A data das inscrições é divulgada principalmente através de cartazes, colados nas salas de aula e Centros Acadêmicos (CAs).