• Edição 133
  • 03 de julho de 2008

Agenda

I Ciclo de Terapia Nutricional do IPPMG

Estão abertas as inscrições para o I Ciclo de Terapia Nutricional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), com prazo até a primeira semana de agosto. O evento tem como objetivo difundir o conhecimento da terapia nutricional em pediatria e contribuir para a capacitação de profissionais da área.

O Ciclo divide-se em três módulos, cada um com 4 horas de duração e ocorrem nos dias 13 de agosto, 15 de setembro e 22 de outubro, de 13h às 17h, no Salão Nobre do IPPMG. Tanto profissionais quanto estudantes podem participar.

As inscrições podem ser feitas de segunda a quinta, de 9h às 15h, na divisão de Ensino e Pesquisa do IPPMG, localizada na av. Brigadeiro Tropovisky, s/n, ilha da Cidade Universitária, no Fundão. As vagas são limitadas. Informações no site: http://www.ippmg.org.br/imageBank/cartaz_2008.pdf.

 

Curso de férias do Instituto de Bioquímica Médica

O Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ oferece durante as férias de julho e janeiro os Cursos de Férias, destinados a professores do Ensino Fundamental e Médio e alunos do Ensino Médio. São cursos práticos, coordenados por docentes do Instituto e monitorados por alunos de pós-graduação, com o objetivo de fornecer aprendizado diferenciado de áreas das ciências naturais e da saúde.

Os cursos têm duração de 40 horas para alunos e 80 horas para professores. Dentre as atividades, o desenvolvimento de experimentos e palestras ministradas por cientistas convidados. Os cursos são:

  • Você tem fome de quê? Comer ou não comer?
  • Plantas: das sementes aos frutos. Plantando perguntas e colhendo repostas.
  • Mosquito: ciência e mito. Desvendando o que é verdade e o que é mito sobre o mosquito da dengue.
  • As inscrições podem ser feitas pelo telefone 2562-6762 ou 6756, ou pelo e-mail cferias@bioqmed.ufrj.br. Os cursos são gratuitos. Mais informações no site: http://www.bioqmed.ufrj.br/corpo/ensferias.html.

     

    Cientistas Sem Fronteiras desenvolve banco de dados gratuito

    A organização Cientistas Sem Fronteiras, sob orientação dos objetivos do programa Milênio, das Nações Unidas, está desenvolvendo um banco de dados gratuito, com livre acesso via internet, para disponibilizar aos usuários oportunidades de engajamento em atividades científicas, de acordo com suas habilidades e tempo disponível.

    O projeto está em fase de captação de dados e o site entra no ar a partir do segundo semestre de 2008. Até o momento, 543 indivíduos, 71 projetos e 104 organizações já estão cadastrados no programa. A Academia de Ciências de Nova York é a organizadora da iniciativa.

    Os registros dos perfis de Instituições, grupos de projetos, redes e indivíduos são feitos no site: http://scientistswithoutborders.nyas.org. Os interessados em participar podem também entrar em contato com Evelyn Strauss, diretora executiva do Cientistas Sem Fronteiras, através do e-mail estrauss@nyas.org.
    4 de julho

    Sexta de bamba no Fundão

    A decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS) realiza o já popular Projeto Cultural “Sambando com a Ciência”. A roda de samba ocorre uma vez por mês e procura trazer sempre intérpretes consagrados, além de abrir espaço para novos talentos.

    Para a “Sexta de bamba” da próxima sexta-feira, dia 4 de julho, estão convidados Marquinho Sathan, Dunga, Jacy da Portela, Alex do Tuiuti, Chibli e o Grupo Batuque do Crioulo. O evento ocorre no auditório Rodolpho Paulo Rocco, o Quinhentão, a partir das 17h.

    Foi preparado um esquema de transporte especial para o evento. Ônibus para Madureira, Méier, Caxias, entre outros locais, devem circular na Cidade Universitária após 22h. O auditório fica no prédio do CCS, na ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão e a entrada é franca.


    13 de julho

    60ª Reunião Anual da SBPC

    Entre os dias 13 e 18 de julho, ocorre a 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que promove a integração entre os jovens cientistas de todo o país, apresenta como tema central, “Energia, Ambiente e Tecnologia”.

    A programação inclui conferências, simpósios, minicursos, encontros, assembléias e sessões especiais com concursos e entregas de prêmios. São apresentados por volta de 3 mil trabalhos de pesquisa em painéis, e o público estimado é de 10 mil pessoas. Universidades e institutos de pesquisa de todo o Brasil contribuem com ampla participação.

    A 60ª Reunião Anual da SBPC acontece na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo. Informações no site: http://www.sbpcnet.org.br/eventos/60ra/.