• Edição 132
  • 26 de junho de 2008

Teses

Efeitos da terapia com células da medula óssea no tratamento da lesão pulmonar


Tatiane Leal

A doutoranda Maria Cristina Ebole de Santana defende no dia 30 de junho, segunda-feira, a tese “Terapia com células mononucleares derivadas de medula óssea na lesão pulmonar aguda induzida por paraquat”. A tese está submetida ao  Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, Fisiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e conta com a orientação dos professores Patrícia Rieken Macedo Rocco e Marcelo Marcos Morales, ambos do IBCCF. A defesa acontece às 14 horas, no Bloco G do Centro de Ciências da Saúde (CCS), sala G1-022, na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

O estudo avalia o impacto da terapia com células mononucleares da medula óssea no tratamento da lesão pulmonar aguda. Foram utilizados trinta camundongos para desenvolver o modelo experimental de lesão pulmonar aguda, divididos em 5 grupos. No grupo controle, injetou-se salina estéril. Os animais com lesão pulmonar aguda receberam uma substância chamada paraquat. Foram avaliadas mecânica, variação da elasticidade, pressão resistiva, viscoelástica e histologia pulmonares.

Uma hora após a administração de salina ou paraquat, foram injetadas células mononucleares derivadas de medula óssea. A terapia com células mononucleares derivadas da medula óssea acarretou reparo da membrana alvéolo-capilar, no pulmão, com conseqüente melhora da forma e do funcionamento pulmonar, impedindo a fibrogênese nos animais com lesão pulmonar aguda.